Correição destaca bom índice de conciliação da Vara do Trabalho de Caldas Novas

Glossário Jurídico

Desembargador-presidente com a equipe da VT de Caldas Novas

O desembargador-corregedor do TRT18, Paulo Pimenta, encerrou na quinta-feira, 16/2, a correição ordinária realizada na Vara do Trabalho de Caldas Novas. A unidade se destacou pelo “excelente” índice de acordo registrado no mês de janeiro de 2017, que foi de 45,31%, mesmo diante de um cenário desfavorável para o incremento das conciliações. A ata correicional ressaltou que o desempenho da VT de Caldas no último biênio quanto à quantidade de acordos também superou a meta regional, atingindo índice de 59,38%, o que atende à Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça.

Desembargador Paulo Pimenta com advogados que atuam na unidade

Quanto às demais metas nacionais para o ano de 2017, a VT de Caldas, apesar do exíguo período analisado, já cumpriu a Meta 2 (identificar e julgar pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015), com índice de 106,72%, e a Meta 6 (priorizar o julgamento das ações coletivas), com percentual de 100%.

A correição, projetando os dados da produção do mês de janeiro, também considerou viável o cumprimento, até o fim do ano, da Meta 1 (julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos recebidos em 2017). Quanto ao cumprimento da Meta 5 (baixar quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos em 2016), o desembargador Paulo Pimenta parabenizou os magistrados atuantes na unidade pelo resultado parcial alcançado, mas recomendou permanente vigilância sobre o correto lançamento dos movimentos nos sistemas informatizados de primeiro grau.

O corregedor em reunião com o juiz César Silveira

A correição ainda destacou o cumprimento da meta específica para o primeiro grau de jurisdição para a Justiça do Trabalho, de reduzir o tempo médio de duração do processo, em relação ao ano base 2016, em 2% para os regionais que contabilizam o prazo médio de até 200 dias. No TRT18 o prazo médio em 2016 foi de 153 dias, enquanto na VT de Caldas Novas foi de 129,17 dias, o que demonstra, segundo avaliação da Corregedoria, a viabilidade no cumprimento desta meta para 2017.

Por fim, o desembargador-corregedor destacou o comprometimento e a operosidade dos magistrados César Silveira, titular, e Osmar Pedroso, auxiliar, em razão dos bons resultados obtidos.

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.