Justiça do Trabalho em Itumbiara comemora 30 anos de instalação e inaugura Cejusc

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O Foro Trabalhista de Itumbiara realiza no próximo dia 29 de novembro, às 17 horas, uma cerimônia em que comemora os 30 anos de sua instalação. Na ocasião, também será inaugurado o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – Cejusc. Durante o evento, serão prestadas homenagens a magistrados que contribuíram para a qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho local, entre eles os desembargadores Gentil Pio e Elza Silveira e os juízes Celso Garcia, Radson Duarte, Rodrigo Fonseca e Sebastião Martins. A cerimônia contará com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato Paiva.

História

O município de Itumbiara está localizado na região sul do Estado e é sede da Justiça do Trabalho desde 1989, quando contava com uma vara do trabalho. Em 2012, a jurisdição ganhou a segunda vara, após análise da movimentação processual da região apontar para a necessidade da instalação de uma segunda unidade para atender as demandas trabalhistas.

A sede atual, pertencente ao TRT-18, foi inaugurada no dia 29/01/2015 e possui uma arquitetura moderna e funcional. Com uma área construída de 1.823 m² e localizado na Avenida João Paulo Segundo, no Bairro Esnestina Borges de Andrade, o edifício conta também com Sala da OAB, Núcleo de Conciliação e ampla sala de espera.

Demanda processual

O Foro de Itumbiara possui jurisdição sobre os municípios de Bom Jesus de Goiás e Cachoeira Dourada. Em 2018, as duas varas do trabalho da jurisdição receberam 2.804 processos. Este ano, até outubro, foram protocoladas 2.037 ações e solucionados 2.401.

O município é o maior exportador do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e São Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste. O Produto Interno Bruto (PIB) é o sétimo maior do estado de Goiás e a economia local destaca-se, sobretudo, na área de prestação de serviços.

Facebooktwitter

Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.