TRT18 adota aproveitamento sustentável de resíduos de obra na construção da VT de Goiatuba

Glossário Jurídico

Mais uma passo importante rumo à sustentabilidade foi dado pelo TRT 18, dessa vez na área da construção civil. O Tribunal incluiu no Projeto Básico da construção da Vara do Trabalho de Goiatuba uma recomendação inovadora: que seja feito o aproveitamento dos resíduos da obra, ou seja, aqueles restos de concreto e outros materiais que seriam despejados nos aterros agora poderão ser utilizados dentro da própria obra como na pavimentação externa e em agregados reciclados, desde que não para fins estruturais.

A recomendação, que integra o item “Nota Técnica: Critérios de Sustentabilidade/Eficiência Energética” passará também a ser incluída nos próximos projetos de obras e reformas no âmbito do Tribunal, sempre que isto for de possível execução.

A inovação foi idealizada pelo chefe da Divisão de Engenharia, Paulo Sérgio de Castro, durante as pesquisas realizadas por ele para a conclusão de uma Especialização em Engenharia Ambiental na Universidade Cândido Mendes. Paulo Sérgio escolheu como tema de investigação de sua tese a gestão dos resíduos resultantes da demolição de parte da edificação do Complexo Trabalhista de Goiânia, após o incêndio ocorrido em outubro de 2015. Desse estudo, concluiu-se a possibilidade de utilização de parte dos resíduos, contribuindo para um menor impacto ambiental.

Fonte: Seção de Responsabilidade Socioambiental

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.