Juiz Marlos Augusto Melek fala sobre o direito do trabalho e as empresas em palestra no TRT18

Glossário Jurídico

cia_5968O juiz Marlos Augusto Melek, do TRT9, proferiu palestra no último dia 14/10 no auditório do Tribunal Pleno do TRT18. Ele falou sobre o tema do seu último livro “Trabalhista! E agora? Onde as empresas mais erram”, que foi lançado em seguida pelo autor. Para o magistrado, as empresas precisam ser orientadas para evitarem grandes condenações na Justiça do cia_5956Trabalho, que passa um enorme sufoco com as 5 milhões de ações trabalhistas ajuizadas anualmente.
Ele criticou a CLT que é “hostil” ao empreendedor e causa insegurança jurídica e defendeu a atualização da legislação laboral. “A legislação brasileira deveria ser uma oportunidade para os negócios, mas ela é uma ameaça para o investidor”, ressaltou. Para o magistrado, o direito do trabalho hoje é uma ilha, mas deve conviver com o direito administrativo. “Não temos o direito de nos divorciarmos do dia a dia da realidade, da vida das pessoas”, disse.
Marlos Melek afirmou que é preciso não só mudar a legislação, mas também nossa matriz energética, comercial e rodoviária. “O Brasil não pode passar a vida toda exportando soja e milho, precisamos investir em tecnologia também”, ressaltou.

Por fim, o palestrante defendeu uma profunda reforma administrativa no Estado brasileiro começando pelo Poder Judiciário com a consolidação de todas as Justiças numa só. “Isso geraria uma economia sem precedentes para o contribuinte. Afinal, como justificar que em cidades de pequeno porte temos oito prédios: um para a Justiça Estadual, outro para a Justiça do Trabalho, outro para a Justiça Eleitoral, outro para a Justiça Militar, outro para o Juizado Especial, e finalmente, mais um para a Justiça Federal.”

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.