Amatra18 leva programa Trabalho, Justiça e Cidadania aos alunos da cidade de Goiás

Glossário Jurídico

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18), em parceria com a prefeitura da cidade de Goiás, retomou na última segunda-feira, 13/8, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) com um encontro de diretores e professores da rede municipal de ensino para capacitá-los ao ensino de forma lúdica dos direitos dos trabalhadores a crianças do 5º ano.

A juíza Andressa Carvalho, ao iniciar a apresentação do projeto, agradeceu inicialmente a presença da juíza aposentada Ana Deusdedith, primeira coordenadora do projeto no Estado de Goiás. Andressa Carvalho ressaltou que Ana Deusdedith permanecerá atuando junto às iniciativas do projeto como colaboradora. “Contamos com a experiência desta nossa colega para ampliar a atuação do programa no estado em 2020”, afirmou a coordenadora.

Andressa Carvalho disse que a inserção desse programa na rede municipal de ensino tem como objetivo “plantar sementes de cidadania”, transmitindo para as crianças conhecimentos básicos de direito. “Acreditamos no poder de transformação que a educação promove”, afirmou a magistrada.

O juiz Alexandre Piovesan, presidente da Amatra18, ressaltou o protagonismo notável da cidade de Goiás, primeiro município goiano a implementar o programa. Para o presidente da associação dos magistrados, a reunião inaugural foi fundamental para afinar o contato entre a Amatra18 e a Secretaria Municipal da Educação. “Os professores estão engajados e comprometidos, juntamente com a Dra. Andressa, coordenadora do programa, a levar noções de direito e cidadania aos seus alunos. Certamente estenderemos o projeto às demais cidades e contaremos com a participação de outros juízes”, declarou Alexandre Piovesan.

O encontro contou, ainda, com a presença da secretária de educação da cidade de Goiás, Ângela Fonseca, representando a prefeita Selma Bastos, dos servidores da Vara do Trabalho de Goiás e advogados vilaboenses.

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) desde 2004. É desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. Mais de 150 mil pessoas foram beneficiadas com o programa, envolvendo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa, juízes do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Entre as ações realizadas, o programa possibilita a visita dos alunos a instituições do Poder Judiciário entre outras atividades em que alunos participam com o acompanhamento de professores e juízes. Outro instrumento utilizado pelo programa é a Cartilha do Trabalhador. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática. Clique aqui e conheça um pouco mais esse programa.

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.