Competências

Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações

Arts.12-A, 12-B, 12-C, 12-D e 12-E do Regulamento Geral

Composição :

  • Coordenadoria de Gerenciamento do PJe e de Sistemas;
  • Coordenadoria de Infraestrutura de TIC
    • Divisão de Relacionamento e Atendimento de TIC;
  • Núcleo de Planejamento, Apoio e Contratações de TIC. (Incluído pela Portaria TRT 18ª GP/DG nº 232/2019)
Coordenadoria de Gerenciamento do PJe e de Sistemas

Competências:

  • planejar, coordenar e dirigir as atividades relacionadas:
    a) ao desenvolvimento, implantação e sustentação dos sistemas de informação desenvolvidos internamente ou cedidos por meio de convênios de cooperação
    técnica, garantindo a compatibilidade de tecnologias e o alinhamento de requisitos necessários;
    b) ao desenvolvimento de módulos ou satélites do PJe definidos pelo CSJT;
    c) à promoção da melhoria contínua do processo de desenvolvimento de softwares de interesse do Tribunal;
    d) à definição e operacionalização da arquitetura e da integração de sistemas de informação;
    e) ao atendimento de usuários internos e externos na solução de incidentes e problemas relativos aos sistemas de informação;
  • prospectar novas tecnologias visando à atualização, à inovação e à melhoria contínua dos sistemas utilizados pelo Tribunal. (Incluido pela Portaria TRT 18ª
    GP/DG nº 232/2019

Composição:

  • Seção de Desenvolvimento de Sistemas
  • Setor de Sistemas Nacionais
  • Setor de Sistemas Regionais
  • Setor de Suporte a Sistemas legados Administrativos
  • Setor de Arquitetura de Software
  • Setor de Manutenção de Sistemas
  • Setor de Administração do eGestão
  • Setor de Inteligência e Exploração de Dados
  • Setor de Qualidade de Software
Coordenadoria de Infraestrutura de TIC

Competências:

  • planejar, operacionalizar, monitorar e promover a melhoria contínua dos recursos de microinformática, dos servidores de aplicação, dos sistemas de gerenciamento
    de banco de dados, das redes computacionais, dos serviços de telefonia e de circuito fechado de televisão (CFTV), do backup de dados e da central de processamento do Tribunal (DataCenter);
  • gerir os contratos de: aquisição de equipamentos, garantia e suporte, prestação de serviços diversos necessários ao funcionamento da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação;
  • coordenar a execução dos processos de infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação;
  • garantir a disponibilidade da infraestrutura e dos serviços de tecnologia da informação e comunicação;
  • executar as ações relativas a infraestrutura constantes do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) ou deliberadas pelo Comitê de
    Governança (CGOV), pela Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) e pela Comissão de Segurança da Informação (CSegInfo);
  • participar do planejamento das contratações de infraestrutura da STIC;

Composição:

  • Gerência de Servidores de Aplicação e Banco de Dados
    • Seção de Banco de Dados e Datacenter
    • Seção de Administração de Servidores de Aplicação
    • Setor de Datacenter
    • Setor de Servidores de Aplicação do PJe
    • Setor de Monitoramento Operacional dos Servidores de Aplicação
  • Seção de Redes de Comunicação
  • Setor de Gestão de Contratos
  • Setor de Suporte ao Interior
  • Setor de Telecomunicação
  • Divisão de Relacionamento e Atendimento de TIC
    • Competências:
      • administrar o estoque e executar a distribuição dos equipamentos e materiais de microinformática;
      • gerenciar:
        a) o uso de licenças de softwares adquiridas de fornecedores externos;
        b) os contratos de fornecimento de materiais, peças e equipamentos, bem como os de prestação de serviços relativos a microinformática;
        c) os processos de cumprimento de requisições, tratamento de incidentes, solução de problemas, controle da configuração, gestão do conhecimento, controle de
        mudanças e liberação, gestão do acordo de nível de serviço e manutenção do catálogo de serviços de tecnologia da informação e comunicações;
        d) a solução de incidentes junto ao service desk que não estejam sendo tratados conforme a expectativa do cliente.
      • Manter a proximidade com os usuários de TIC, gerenciando reclamações e alinhando expectativas;
      • dar apoio especializado aos eventos realizados pelo Tribunal.
      • executar as ações relativas ao atendimento constantes do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) ou deliberadas pelo Comitê de Governança (CGOV), pela Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) e pela Comissão de Segurança da Informação (CSegInfo);
      • participar do planejamento das contratações de software, materiais, peças e equipamentos, bem como os de prestação de serviços relativos a microinformática.
    • Composição:
      • Gerência de Atendimento de TIC
        • Setor de Administração de Sistemas de Atendimento
      • Setor de Otimização do Atendimento de TIC
      • Seção de Atendimento ao PJe
      • Setor de Manutenção de Microinformática

 

Núcleo de Planejamento, Apoio e Contratações de TIC

Competências:

  • apoiar a elaboração e acompanhar a execução das atividades de planejamento sob a responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação e
    Comunicações;
  • elaborar e acompanhar a execução do orçamento destinado à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como os respectivos processos de
    contratação;
  • coordenar o portfólio de projetos de tecnologia da informação e comunicações, prestando apoio técnico ao planejamento, execução, monitoramento e controle, bem como gerenciar aqueles que envolvam ações conjuntas das unidades vinculadas à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • elaborar, propor melhorias e oferecer suporte para mapeamento e modelagem dos processos de trabalho no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e
    Comunicação;
  • receber e analisar as demandas relacionadas a novas soluções de tecnologia da informação e comunicações;
  • coordenar e apoiar junto às áreas técnicas a implementação das ações relacionadas a Segurança da Informação sob a responsabilidade da Secretaria de
    Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • prestar apoio às demandas administrativas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações. (Incluido pela Portaria TRT 18ª GP/DG nº 232/2019

Composição:

  • Seção de Apoio às Contratações de TIC;
  • Setor de Planejamento de TIC;
  • Setor de Apoio Administrativo e à Segurança da Informação de TIC.
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