iGG
O Tribunal de Contas da União vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança.
A partir do ciclo de 2017, o TCU consolidou os quatro levantamentos temáticos de governança que vinha realizando (Pública, TI, Pessoas e Contratações) em um levantamento integrado, e alterou a sua periodicidade de bianual para anual.
Com a integração dos levantamentos, além dos índices de cada um dos quatro temas avaliados, foi criado um índice geral que agrega os demais quatro, denominado iGG (Índice integrado de governança e gestão públicas).
Em 2024, o TCU autorizou, por meio do Acórdão 1205/2023-TCU-Plenário, sob responsabilidade da Secretaria de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado (SecexEstado), o levantamento iESGo 2024 – Índice ESG (Environmental, Social and Governance), uma iniciativa para avaliar o nível de adesão das organizações públicas federais e de outros entes jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União (TCU) em relação às práticas ESG. Esse novo instrumento de pesquisa, chamado iESGo, foi gerado a partir da reformulação do questionário do iGG, que passou a integrar a avaliação dos processos de governança e gestão com os de sustentabilidade ambiental e social. O questionário iESGo abordou os seguintes temas: Liderança, Estratégia, Controle, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação, Gestão de Contratações, Gestão Orçamentária, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Resultados do TRT da 18ª Região:
Ciclo 2024
Nota do iGG: 73,8% (Estágio de Capacidade Intermediário)*
Classificação no âmbito da Justiça do Trabalho: 13º
Classificação no Segmento (Judiciário): 22º
Classificação Geral: 83º
Ciclo 2021
Nota do iGG: 65,6% (Estágio de Capacidade Intermediário)*
Classificação no âmbito da Justiça do Trabalho: 7º
Classificação no Segmento (Judiciário): 13º
Classificação Geral: 87º
Ciclo 2018
Nota do iGG: 59% (Estágio de Capacidade Intermediário)*
Classificação no âmbito da Justiça do Trabalho: 9º
Classificação no Segmento (Judiciário): 11º
Classificação Geral: 95º
Ciclo 2017
Nota do iGG: 42% (Estágio de Capacidade Intermediário)*
Classificação no âmbito da Justiça do Trabalho: 18º
Classificação no Segmento (Judiciário): 36º
Classificação Geral: 189º
* Valores de Referência
Estágio de Capacidade | Faixas |
Inexpressivo | 0 a 14,9% |
Inicial | 15 a 39,9% |
Intermediário | 40 a 69,9% |
Aprimorado | 70 a 100% |