VT de Posse cumpre as 4 metas nacionais do CNJ em 2021

Glossário Jurídico
Equipe da VT de Posse ao lado do corregedor

Equipe da VT de Posse ao lado do desembargador-corregedor

O desembargador-corregedor, Geraldo Nascimento, realizou no dia 31 de maio correição na Vara do Trabalho de Posse e constatou que as quatro metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2021 foram todas cumpridas. A correição, que considerou ótimo o desempenho da unidade, foi realizada de forma semipresencial e analisou dados do período entre os meses de julho/2021 e abril/2022.

A VT de Posse alcançou os seguintes percentuais em 2021: meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos – 109%; meta 2 – Julgar processos mais antigos – 107,5%; meta 3 – Estimular a conciliação – 102,9%; meta 5 – Reduzir a taxa de congestionamento – 120,8%. Segundo a ata da correição, além dos resultados positivos em 2021, a VT apresenta bons resultados projetados para o ano de 2022, apresentando até o momento duas das metas determinadas atendidas para o período.

Equipe VT de PosseReconhecimentos

Durante a correição o magistrado titular da unidade, Whatmann Barbosa Iglesias, foi parabenizado pelo desembargador-corregedor por prolatar sentenças líquidas, em consonância com a Recomendação nº 4/GCGJT. Na oportunidade, o corregedor lembrou que a prolação de sentenças líquidas constitui procedimento aferido pelo Tribunal Pleno nos processos de promoção e acesso ao 2º grau.

O desembargador-corregedor também parabenizou o magistrado titular e os servidores lotados na Secretaria da Vara pela diligente atuação no projeto Garimpo, registrando que a unidade finalizou os processos identificados no Ofício Circular n.º 23/2019.

Recomendações

O prazo médio da entrega da prestação jurisdicional, ao final do exercício de 2021, ficou acima do limite fixado pela Corregedoria Regional, que é de 90 e 180 dias, respectivamente, para os processos que tramitam nos ritos sumaríssimo e ordinário. Por essa razão, o desembargador-corregedor recomendou ao magistrado que envide os esforços necessários para a redução desse prazo, embora reconheça que ele tenha sido influenciado pelas diversas medidas preventivas adotadas pelo Tribunal, em face da pandemia provocada pela covid-19. Outra sugestão dada à equipe é que a unidade inclua na rotina da Secretaria da Vara a pesquisa na ferramenta SIVI.

IGest

A VT de Posse, analisada em nível nacional, está em 18º lugar, entre 26 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual. Segundo dados do IGest, não há, no âmbito da 18ª Região da Justiça do Trabalho, outras Varas com a mesma movimentação processual (até 500 processos) para comparação do desempenho.

Advogados sendo recebidos pelo corregedor

Advogados sendo recebidos pelo corregedor

Audiência pública

Durante os trabalhos correcionais, o desembargador-corregedor recebeu a visita dos advogados Eduardo Aráujo Pereira, Jucemar Bispo Alves e Juliana Chaves Siqueira Lins. Os advogados manifestaram contentamento com os serviços prestados pela unidade e destacaram a acessibilidade do magistrado titular e o cordial tratamento dos servidores da VT.

Saiba mais

A Vara do Trabalho de Posse possui jurisdição sobre os seguintes municípios: Posse (sede da jurisdição), Alvorada do Norte, Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São Domingos, Simolândia, Sítio D’ Abadia e Teresina de Goiás.

O município de Posse fica na divisa de Goiás com o estado da Bahia e está a 514 km da capital, Goiânia. A economia da cidade gira em torno da produção de grãos como soja, milho, algodão e arroz e também da criação de gado. O setor terciário é representado no município pelo comércio em geral, transportadoras, revendas de veículos, máquinas e implementos agrícolas.

Acesse a ata da correição na íntegra.

Comunicação Social – TRT/18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Jurídicas, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.