TRT-18ª – Programa Hora Extra nº 423

Glossário Jurídico


Sinopse:

Hora Extra aborda a mediação e conciliação pré-processuais na Justiça do Trabalho

Os mecanismos consensuais de solução de lides ganharam atenção especial a partir de 2010, com a Resolução 125 do CNJ, que instituiu a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Depois disso, muitos Tribunais do Trabalho constituíram os seus centros de conciliação e núcleos especializados. O TRT de Goiás, que já conta com quatro centros de conciliação, Cejuscs, instalados no Estado, acaba de aprovar um protocolo de mediação e conciliação pré-processual em dissídios coletivos, uma novidade que reforça a vocação histórica da Justiça do Trabalho para prestigiar soluções negociadas dos conflitos. O desembargador Daniel Viana Júnior, vice-presidente e corregedor do TRT-18 fala sobre o assunto.

Nesta edição, você também confere os esclarecimentos do juiz do trabalho Alexandre Piovesan, do TRT de Goiás, sobre a Medida Provisória 936 que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Veja, ainda, que embora em trabalho remoto em razão da quarentena da covid-19, os conciliadores dos Centros de Conciliação (Cejuscs) da Justiça do Trabalho em Goiás vão realizar audiências virtuais. Elas vão acontecer por videoconferência.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Adicionar o link permanente aos favoritos.

Os comentários estão encerrados.