


O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) passou a integrar a rede de tribunais que utiliza o Sistema Véritas, ferramenta tecnológica desenvolvida pelo TRT da 12ª Região (SC) para conversão de dados de localização complexos em provas digitais de simples compreensão. A ferramenta pode ser decisiva para comprovar, por exemplo, a jornada de trabalho, a presença do trabalhador em determinado local ou até mesmo o vínculo empregatício.
O sistema transforma dados complexos de geolocalização, obtidos de operadoras de telefonia, em relatórios visuais e mapas interativos e amigáveis, gerando informações úteis para magistrados e servidores no exame de provas judiciais. A ferramenta é destaque por tornar acessíveis e compreensíveis dados originalmente técnicos e codificados.
Para o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, a adoção do sistema é um passo importante para facilitar o exame de provas digitais no processo. “Ao transformar dados técnicos em informações compreensíveis, o Véritas oferece aos juízes e às partes elementos objetivos que podem fazer toda a diferença na apuração da verdade dos fatos”, destacou.
O sistema, criado pela Seção de Provas Digitais do TRT-12 (SC) e vinculado ao Laboratório de Inovação (LIODS), já foi adotado por vários tribunais trabalhistas, como o TRT-8 (PA/AP), TRT-5 (BA), TRT-14 (RO/AC) e outros. Sua aplicação prática já resultou, inclusive, em conciliações, como relatado em audiência realizada na Vara do Trabalho de Altamira, no Pará, onde a ferramenta evidenciou a continuidade da prestação de serviços após a baixa na carteira de trabalho do empregado.
LN/JA
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br