Varas do Trabalho de Itumbiara obtêm destaques positivos em correição

Glossário Jurídico

As varas do trabalho de Itumbiara destacaram-se na correição 2020 por atingir o índice nas seguintes metas: julgamento de processos mais antigos (meta 2 do CNJ), manutenção do índice de conciliação na fase do conhecimento em relação ao biênio anterior (meta 3) e  também a meta que avalia a prioridade no julgamento das ações coletivas (meta 6). As unidades ainda ultrapassaram os 100% nas metas específicas apontadas pela corregedoria  na última correição e analisaram todos os processos indicados no Projeto Garimpo. Esses foram os destaques comuns à 1ª e à 2ª Varas do Trabalho de Itumbiara apontados na ata correicional referentes ao desempenho das unidades no ano de 2020.

Realizada entre os dias 9 e 10 de novembro, a correição foi feita de forma semipresencial em audiência pública com a presença do desembargador-corregedor do TRT-18, Geraldo Rodrigues, e do diretor de secretaria da Corregedoria Regional, Marcelo Marques. Na oportunidade, além das Varas do Trabalho, o Cejusc de Itumbiara também foi avaliado e igualmente elogiado pelo desembargador-corregedor, especialmente pela estrita observância dos prazos legais e dos atos normativos que regem seu funcionamento. Veja abaixo os demais destaques de cada unidade.

Desembargador-corregedor com a equipe da 1ª VT de Itumbiara

1ª Vara do Trabalho de Itumbiara

Além de atingir as metas 2 (108,2%), 3 (114,2%) e 6 (105,3%) do CNJ, e também a meta específica (115,7%), como já apontado, a 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara já apresenta bom desempenho projetado para 2021. Considerando a análise dos números parciais, de janeiro a setembro deste ano, a unidade se mostra com três das quatro metas propostas já atingidas no período.

O desembargador-corregedor elogiou a atuação das magistradas Rosane Leite (titular) e Dânia Soares (juíza substituta), juntamente com os demais servidores da Vara. Ressaltou o trabalho da equipe em manter o prazo médio da entrega jurisdicional no rito ordinário abaixo do limite de 180 dias. Recomendou que a Vara continue com os esforços para reduzir também o prazo dos processos do rito sumaríssimo, embora reconheça a influência das medidas preventivas em face da pandemia da Covid-19 nos números aferidos.

2ª Vara do Trabalho de Itumbiara

Correição 2ª VT de Itumbiara

A 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara resolveu 107% dos processos mais antigos da Vara. Obteve 105,7% no grau de cumprimento da meta referente ao índice de conciliação na fase de conhecimento. Reduziu o tempo médio de duração do processo em relação ao ano base 2018, atingindo 120,7% da meta específica da unidade. Na projeção dos números para 2021, a Vara também apresenta três das metas já cumpridas.

Nas considerações apresentadas, o desembargador-corregedor agradeceu os juízes Radson Duarte (titular) e Rui Barbosa (auxiliar) e todos os servidores da Secretaria pela contribuição em relação às metas nacionais do Tribunal. Destacou o desempenho da unidade no cumprimento de quatro das sete metas nacionais e parabenizou a todos pela rigorosa observância das orientações repassadas pela Administração do TRT-18 e pela Corregedoria Regional.

Igest

De acordo com o relatório atualizado do Igest (1º/07/2020 a 30/06/2021), a 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara está em 96º lugar entre 707 varas do país dentro da mesma movimentação processual; e em 8º lugar entre as 16 VTs existentes no regional dentro do mesmo perfil processual.

Já a 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara aparece em 84º lugar entre as 707 varas do país dentro da mesma movimentação processual. Entre as 16 VTs existentes na Região com a mesma movimentação processual, a unidade ocupa o 6º lugar.

Cejusc

A correição do Cejusc de Itumbiara destacou o cumprimento das três recomendações apontadas na ata do exercício anterior e não registrou nenhuma ocorrência atual que justificasse novas recomendações. O desembargador-corregedor parabenizou o trabalho da equipe pelo comprometimento e eficácia no desempenho das atividades mesmo no cenário de pandemia provocado pela covid-19.

Sobre a jurisdição

Itumbiara é o portal de entrada da região Sudeste do Estado, fazendo divisa com Minas Gerais, importante polo da agroindústria do estado, sendo o 7º PIB de Goiás. As varas do Trabalho e o Cejusc possuem jurisdição sobre os municípios de Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada e Itumbiara (sede da jurisdição). Veja abaixo as atas das correições na íntegra.

Correição 1ª VT de Itumbiara

Correição 2ª VT de Itumbiara

Correição Cejusc de Itumbiara

Comunicação social / TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Jurídicas, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.