#BrasilSemTrabalhoInfantil: tuitaço alerta sobre os impactos negativos do trabalho infantil

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O combate à exploração do trabalho infantil será marcado por uma grande mobilização no Twitter promovida pela Justiça do Trabalho com o apoio o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta sexta-feira (10/6). A proposta é promover a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil para os trending topics como forma de alertar e conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos do trabalho infantil. O tuitaço começa às 10h e terá como parceiras instituições públicas e privadas, entidades do futebol brasileiro, além de artistas e personalidades.

Esta será a segunda edição da maior mobilização digital sobre o tema. Em 2019, a iniciativa alcançou mais de 141,2 milhões de pessoas no Twitter. A ação marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho (que este ano cairá em um domingo), e visa informar os malefícios que o trabalho precoce traz para a formação das crianças e apontar as melhores soluções para combater essa prática, sendoa aprendizagem uma delas. Também serão divulgados canais de denúncia, como o Disque 100.

imagem com o slogan trabalho infantil perpetua o ciclo de pobreza e misériaEm Goiás, a Justiça do Trabalho vem desenvolvendo ações em parceria com o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), projeto nacional realizado pela Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra) e conduzido regionalmente pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18). O projeto conta com parceria do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 

Como participar?

Qualquer pessoa ou entidade pode aderir ao tuitaço e contribuir de maneira decisiva para a preservação da infância e da juventude no Brasil. Para colaborar com a ação, basta publicar (tweetar) ou republicar (retweetar) no Twitter, a partir das 10h, textos e imagens com a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil. 

Para auxiliar todas e todos que desejam contribuir com a mobilização, preparamos um repositório com imagens e proposta de tweets página do #BrasilSemTrabalhoInfantil. Basta acessar, baixar as imagens e publicar no dia do tuitaço.

Acesse todas as peças na página do #BrasilSemTrabalhoInfantil.

Não tem perfil no twitter?

Mesmo aquelas pessoas ou entidades que não tenham perfil no Twitter podem participar da mobilização digital e auxiliar na conscientização da sociedade sobre os impactos do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes. Na página da ação, estão disponíveis imagens que podem ser usadas nos stories das principais redes sociais, além de cards para Instagram e Facebook. 

Desse modo, mesmo não sendo possível participar diretamente do tuitaço, você pode contribuir com a mobilização, compartilhando e publicando informações relevantes sobre o tema para a sua rede pessoal de amigas e amigos e para seus seguidores. 

Erradicação do trabalho infantil

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,7 milhão de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos estão em situação de trabalho infantil. É por conta de dados como esse que a Justiça do Trabalho, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem, busca auxiliar instituições públicas e privadas a cumprir o compromisso assumido pelo Brasil de erradicar o trabalho infantil até 2025.

Serviço

Tuitaço #BrasilSemTrabalhoInfantil

Quando: 10 de junho (sexta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Twitter
Como: usando a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil

Fonte: CSJT, com adaptações

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.