TRT-GO celebra a identidade negra na mostra ‘Sou Negro(a)’, a partir de 4 de novembro

Publicado em: 30/10/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A imagem mostra uma pessoa negra com os braços cruzados ao redor do próprio corpo. O fundo é estilizado com linhas curvas em tons de preto, cinza e laranja, adicionando um contraste moderno e artístico à imagem, destacando o tema de empoderamento.Em celebração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o TRT de Goiás promove na próxima segunda-feira (4/11) a mostra artística Sou Negro(a). A iniciativa convida os visitantes a sentirem orgulho de vozes que ajudaram a edificar o Brasil. Segundo a curadoria da mostra, essas vozes ajudaram a trazer diferentes visões sobre a realidade da nossa estrutura social que, ou foram esquecidas, ou foram “embranquecidas”. O evento de inauguração será realizado no Espaço Congadas, no 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, a partir das 16 horas. A mostra poderá ser visitada gratuitamente, em todos os dias úteis, das 8 às 16 horas, de 4 a 30 de novembro.

A exposição Sou Negro(a) é composta por fotografias e histórias de cinco referências negras da nossa cultura, de uma série de telas de Ju e João intitulada Ancestralidade Dourada, e de esculturas de Gilvan Cabral. A inauguração contará ainda com a roda de capoeira do tradicional grupo Candeias organizada pelo professor Sabiá.

A mostra vai apresentar imagens de intelectuais negros brasileiros para realizar um resgate da história, visto que o embranquecimento de autores negros é um fato social e cultural que deve ser lembrado para que não seja reproduzido. Fazem parte da mostra fotográfica, organizada pelo TRT-GO, imagens de Machado de Assis, Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama e Leodegária de Jesus.

Ancestralidade Dourada

A imagem mostra uma mulher com pele dourada e cabelo volumoso, em uma pose introspectiva e serena, com uma mão no peito. Ela usa brincos vermelhos e está em um cenário noturno com uma lua crescente no fundo. O estilo artístico é marcante, com um toque místico e empoderador, destacando a conexão com a natureza e a espiritualidade.Premiada em 2021 pela lei municipal de incentivo à cultura, a série Ancestralidade Dourada traz obras criadas pela dupla de artistas plásticos Ju e João. As telas são feitas inteiramente com recortes e colagens manuais de materiais adesivos, uma técnica única dentro da Tape Art, como é conhecida a arte com adesivos fora do país.

Ju e João são artistas plásticos goianos e criam obras de arte usando adesivos recortados minuciosamente à mão desde 2017. Explorando inicialmente as fitas isolantes tradicionais, hoje os artistas utilizam vários tipos de materiais adesivos em diferentes superfícies, usando técnicas desenvolvidas por eles a partir de muita pesquisa e experimentos.

Os retalhos de adesivos são usados para criar telas abstratas, vivas e cheias de profundidade, com aspectos únicos. Assim, trazem a sustentabilidade e consciência ambiental como pautas importantes do seu trabalho.

Gilvan Cabral
A imagem mostra um homem sorridente, vestindo uma camiseta branca com uma estampa colorida. Ele está segurando uma escultura que representa uma cabeça adornada com detalhes. Ao fundo, há um elemento decorativo na parede, e o ambiente parece rústico e acolhedor, possivelmente em um espaço de exposição de arte ou oficina cultural.

Gilvan Cabral e uma de suas obras

Nascido em Goiânia (GO) em 1961, onde vive e exerce sua profissão, Gilvan Cabral é um escultor autodidata. Com uma abordagem figurativa, utiliza pau-brasil como matéria-prima principal de suas esculturas, nas quais incorpora metais e outras madeiras, retratando o ser humano com forte influência da cultura africana. Entre suas realizações, destaca-se a participação na Feira de Gastronomia em Dijon, França. É filiado à Associação dos Escultores do Estado de Goiás.

Gilvan Cabral é reconhecido como um dos grandes talentos da arte goiana, desenvolvendo suas obras com habilidade e sensibilidade ao homenagear as raízes africanas, que desempenham um papel fundamental na formação cultural do Estado de Goiás.

Grupo Candeias

A Associação de Capoeira Candeias nasceu em 1977. A unidade tem sua sede internacional em Goiânia e figura como uma instituição voltada para um trabalho sócio-pedagógico, esportivo e cultural. Seus representantes estão em 13 estados brasileiros e em 17 países no exterior. Hoje, o Grupo Candeias possui 31 mestres de capoeira.

O Grupo lançou quatro CDs, uma fita K7, gravou vários vídeos com danças, aulas e performances, bem como editou sete livros: Fundamentos da Capoeira; No Caminho do Mestre; Capoeira e Religião; No Caminho da Malícia; No Caminho da Excelência; Capoeiristas de Cristo; A História da Capoeira de Goiás Contada Por Seus Pioneiros (Mestre Osvaldo E Mestre Sabú).

Todo ano, o grupo realiza o Open Candeias Internacional em conjunto com o Encontro Pedagógico, oferecendo diversos cursos aos docentes. Em 2009, iniciaram-se os Opens Europeus, que, a partir de 2012, passaram a ocorrer bienalmente.

Serviço

Evento: Mostra Artística Sou Negro(a)
Data de Inauguração: 4/11/2024
Horário: a partir das 16h
Visitação: dias úteis, das 8 às 16h, de 4 a 30/11
Local: Espaço Congadas – Fórum Trabalhista, 1° andar, em frente ao Espaço Congadas Rua T-51, esq. c/ Av. T.1- St. Bueno

AF/LN/LB

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br