


Em celebração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o TRT de Goiás promove, desde 4/11, a mostra artística Sou Negro(a). A iniciativa convida os visitantes a sentirem orgulho de vozes que ajudaram a edificar o Brasil. Segundo a curadoria da mostra, essas vozes ajudaram a trazer diferentes visões sobre a realidade da nossa estrutura social que, ou foram esquecidas, ou foram “embranquecidas”. A exposição estava em cartaz no Espaço Congadas, no Fórum Trabalhista, mas a partir da próxima terça (19/11) poderá ser vista no lounge localizado no térreo do novo bloco do TRT-GO, no Setor Bueno, em Goiânia. A mostra pode ser visitada gratuitamente, em todos os dias úteis, das 8 às 16 horas, até o dia 30 de novembro.
A exposição Sou Negro(a) é composta por fotografias e histórias de cinco referências negras da nossa cultura, de uma série de telas de Ju e João intitulada Ancestralidade Dourada, e de esculturas de Gilvan Cabral. A inauguração contará ainda com a roda de capoeira do tradicional grupo Candeias organizada pelo professor Sabiá.
A mostra vai apresentar imagens de intelectuais negros brasileiros para realizar um resgate da história, visto que o embranquecimento de autores negros é um fato social e cultural que deve ser lembrado para que não seja reproduzido. Fazem parte da mostra fotográfica, organizada pelo TRT-GO, imagens de Machado de Assis, Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama e Leodegária de Jesus.
Premiada em 2021 pela lei municipal de incentivo à cultura, a série Ancestralidade Dourada traz obras criadas pela dupla de artistas plásticos Ju e João. As telas são feitas inteiramente com recortes e colagens manuais de materiais adesivos, uma técnica única dentro da Tape Art, como é conhecida a arte com adesivos fora do país.
Ju e João são artistas plásticos goianos e criam obras de arte usando adesivos recortados minuciosamente à mão desde 2017. Explorando inicialmente as fitas isolantes tradicionais, hoje os artistas utilizam vários tipos de materiais adesivos em diferentes superfícies, usando técnicas desenvolvidas por eles a partir de muita pesquisa e experimentos.
Os retalhos de adesivos são usados para criar telas abstratas, vivas e cheias de profundidade, com aspectos únicos. Assim, trazem a sustentabilidade e consciência ambiental como pautas importantes do seu trabalho.
Nascido em Goiânia (GO) em 1961, onde vive e exerce sua profissão, Gilvan Cabral é um escultor autodidata. Com uma abordagem figurativa, utiliza pau-brasil como matéria-prima principal de suas esculturas, nas quais incorpora metais e outras madeiras, retratando o ser humano com forte influência da cultura africana. Entre suas realizações, destaca-se a participação na Feira de Gastronomia em Dijon, França. É filiado à Associação dos Escultores do Estado de Goiás.
Gilvan Cabral é reconhecido como um dos grandes talentos da arte goiana, desenvolvendo suas obras com habilidade e sensibilidade ao homenagear as raízes africanas, que desempenham um papel fundamental na formação cultural do Estado de Goiás.
A Associação de Capoeira Candeias nasceu em 1977. A unidade tem sua sede internacional em Goiânia e figura como uma instituição voltada para um trabalho sócio-pedagógico, esportivo e cultural. Seus representantes estão em 13 estados brasileiros e em 17 países no exterior. Hoje, o Grupo Candeias possui 31 mestres de capoeira.
O Grupo lançou quatro CDs, uma fita K7, gravou vários vídeos com danças, aulas e performances, bem como editou sete livros: Fundamentos da Capoeira; No Caminho do Mestre; Capoeira e Religião; No Caminho da Malícia; No Caminho da Excelência; Capoeiristas de Cristo; A História da Capoeira de Goiás Contada Por Seus Pioneiros (Mestre Osvaldo E Mestre Sabú).
Todo ano, o grupo realiza o Open Candeias Internacional em conjunto com o Encontro Pedagógico, oferecendo diversos cursos aos docentes. Em 2009, iniciaram-se os Opens Europeus, que, a partir de 2012, passaram a ocorrer bienalmente.
Evento: Mostra Artística Sou Negro(a)
Horário: a partir das 16h
Visitação: dias úteis, das 8 às 16h, de 19 a 30/11
Local: Lounge – Térreo do novo bloco do TRT-GO
AF/LN/LB
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br