TRT-GO participa de colaboração entre tribunais em ajuda ao TRT-RS na Semana da Conciliação
O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) participou da “Ação Integrada de Conciliação dos Tribunais – Judiciário Unido”, uma cooperação entre vários tribunais para auxiliar o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. A Semana foi realizada no Rio Grande do Sul no período de 1º a 10 de julho, em razão das enchentes que atingiram o Estado a partir do fim do mês de abril. O TRT-RS homologou R$ 66,3 milhões em acordos durante o mutirão de audiências de conciliação.
No período da Ação Integrada, o TRT-RS também inaugurou seu Cejusc Digital. A unidade realizou 66 audiências e 22 acordos, que chegaram a R$ 284 mil. Ele funciona como um canal para audiências telepresenciais de tentativas de acordo, que pode ser usado por Varas do Trabalho em cidades que não possuem Cejusc-JT.
As equipes dos Cejuscs do TRT-RS contaram com o reforço de 30 mediadores, entre juízes e servidores, de outros TRTs do Brasil, inclusive do TRT-GO. Eles se apresentaram como voluntários em solidariedade ao Estado, a partir de convite do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Conciliadoras do TRT-GO
As servidoras Leila Barbosa, diretora do Cejusc de 1° grau, e Michelle Schuh, diretora do Cejusc Digital, participaram como voluntárias das audiências promovidas pela ação integrada. Dos casos em que as duas participaram, a porcentagem de conciliação entre 1° e 2° graus foi de 56%. Além delas, o juiz Platon Teixeira Neto também participou da ação solidária coordenando os trabalhos do grupo de conciliação.
O juiz do trabalho da 5ª VT de Canoas/RS, Eliseu Barcellos, agradeceu à conciliadora Michelle pelo trabalho. “Com sua competência, generosidade, dedicação e simpatia, conseguiu grande êxito nos processos em que atuou, não poupando esforços no encaminhamento das partes a uma solução consensual e pacificadora”, disse ele.
Michelle ficou honrada por ter contribuído para a ação. “Foi uma experiência muito gratificante. Sem dúvida uma troca, porque obtive muitos aprendizados também”, afirmou a conciliadora voluntária.
Iniciativa conjunta
A “Ação Integrada de Conciliação dos Tribunais – Judiciário Unido” foi uma iniciativa conjunta de três tribunais sediados do Rio Grande do Sul: o TRT-RS, o TRF-4 e o TJ-RS. O objetivo foi resolver o maior número de demandas por meio do acordo, especialmente as que foram suspensas no período de maior gravidade das enchentes. O tema da campanha foi “Conciliando, recomeçamos”.
A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Nupemec) do TRT-RS, desembargadora Luciane Barzotto, lembrou que o mutirão contou com a participação do CNJ, do TST e dos TRTs. “Essa colaboração entre órgãos e membros da magistratura de diversas regiões para a pacificação de conflitos, especialmente após as enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, representa uma cooperação judiciária não só prevista normativamente, como necessária ao Judiciário”, destacou.
Agradecimento
O TRT-RS publicou nesta sexta-feira (12) uma nota em agradecimento pela contribuição dos magistrados e servidores de diferentes Regionais na ação conjunta em prol da conciliação. “Em nome do povo gaúcho, o TRT-4 agradece a todos e todas pela generosidade. O espírito de solidariedade foi a marca desta Ação Integrada, que ficará para sempre na história da Justiça do Trabalho do RS e dos tribunais parceiros.”, diz a nota. Leia a nota na íntegra.
Comunicação Social do TRT-GO, com informações do TRT-RS
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br