
Desembargador Eugênio Cesário, presidente em exercício do TRT-GO, assina o ato de transferência da capital para a cidade de Goiás, que completa 297 anos em 2024
O presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), desembargador Eugênio Cesário, participou da solenidade de transferência da capital para a cidade de Goiás nesta segunda-feira (22/7). A cerimônia foi realizada em frente ao Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual. Por tradição, o município, que já foi capital do Estado, passa a ser sede simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A solenidade de transferência foi conduzida pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e contou com as presenças de várias autoridades dos três Poderes.
Em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado enalteceu as parcerias institucionais, destacando que é por meio delas que hoje o estado de Goiás é um dos mais bem avaliados no país. “Sem dúvida alguma, todas as parcerias têm sido fundamentais para que o Estado de Goiás passasse a ser uma referência nacional. Isso se deve a essa harmonia, a esse ponto de construção, onde cada um dos poderes aqui constituídos participou diretamente do resultado final que é motivo de orgulho”, ressaltou.
O desembargador Eugênio Cesário ressaltou que a Justiça do Trabalho caminha junto da população goiana e lembrou das destinações de verbas de condenações trabalhistas a várias frentes de atuação, como segurança pública e educação. Cesário citou, também, a recente criação da Rede Goiana de Laboratórios de Inovação, integrada pelo TRT-GO e outras dez instituições, que vai melhorar o acesso da população a serviços públicos por meio de um esforço conjunto em inovação.
Na solenidade que marcou o ato simbólico houve ainda a assinatura de um acordo de cooperação para o projeto Cidade de Goiás 300 anos: Preservação do Rio Vermelho e o lançamento do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego 2024).
Fundada em 1727, a cidade de Goiás foi sede administrativa do Estado de 1744 a 1937, ocasião em que se deu a transferência oficial da capital para Goiânia. A mudança simbólica da sede dos Poderes para a antiga Vila Boa de Goiás teve início em 1961 pelo então governador Mauro Borges e se estendeu até o ano de 1978, quando foi revogada. O ato voltou a ocorrer em 1984.
A transferência da capital para a cidade de Goiás e o feriado estadual em decorrência da transferência no dia 22/7/24 não suspenderam o expediente nem os prazos processuais na Justiça do Trabalho goiana, uma vez que o TRT-GO é um tribunal do Poder Judiciário da União.
Comunicação Social do TRT-18, com informações do Centro de Comunicação Social do TJGO e da Secom do Governo de Goiás
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br