


Desembargador Eugênio Cesário (5º da esquerda para a direita), desembargadora Iara Rios (de vestido vermelho), juiz César Silveira (à direita na foto), prefeito de São Luís de Montes Belos, Jorcelino Júnior (4º da esquerda para a direita), com advogados e assessores
O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) inaugurou oficialmente o novo modelo de correição integrada na última quinta-feira (26/6), na Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos. A correição integrada amplia a atuação da Corregedoria Regional ao envolver também as áreas de saúde, governança, gestão estratégica e dados. A proposta é tornar o processo de correição mais eficiente, humanizado e voltado à melhoria do ambiente de trabalho nas unidades judiciárias.
Secretária-geral da Presidência, Karla Melo; presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário; diretora da VT de São Luís de Montes Belos, Andressa Dayrell; juiz titular da VT, César Silveira; e desembargadora-corregedora, Iara Rios
O presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, destacou que a iniciativa marca uma nova fase para o Regional, com um modelo de correição mais moderno e participativo, com foco nas pessoas e na melhoria contínua da prestação jurisdicional. Durante a abertura da correição, o presidente aproveitou para mencionar o projeto futuro de construção de um novo Fórum Trabalhista em São Luís de Montes Belos.
O prefeito de São Luís de Montes Belos, Jorcelino Marques Palmeira Júnior, celebrou a escolha da cidade para o lançamento do novo modelo de correição e reafirmou o apoio institucional. “Estamos unidos com todas as forças judiciais, com a OAB, com as forças policiais. E faço questão de que o município continue sendo parceiro em tudo o que puder contribuir. Queremos transformar São Luís na cidade da inclusão em Goiás, apoiando instituições e cuidando de todas as pessoas, inclusive as com deficiência ou em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Novo modelo de correição
A corregedora regional e vice-presidente do TRT-GO, desembargadora Iara Teixeira Rios, explicou que o novo modelo tem como inspiração o formato já adotado pelo TRT da 8ª Região (PA/AP), com foco na visão sistêmica, autorresponsabilidade e gestão estratégica. “Nosso objetivo é detectar pontos que possam ser aperfeiçoados e já trazer soluções durante a visita. Para isso, contamos com o apoio de equipes da Saúde, da Governança, da Gestão Estratégica e da Gestão de Dados, porque entendemos que a melhoria da prestação jurisdicional passa também pelo cuidado com os servidores e pelo uso inteligente de ferramentas de gestão”, afirmou.
Iara Rios reforçou ainda que o foco do novo modelo vai além dos indicadores e metas. “Estamos lidando com pessoas, não apenas com números”, destacou ao mencionar que cuidar da saúde emocional e do bem-estar dos servidores é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho. “É uma alegria fazer essa abertura oficial aqui, numa vara que sempre se destacou pelo comprometimento e pela qualidade do trabalho. Nosso desejo é que, ao compartilhar boas práticas, possamos elevar o nível de todas as unidades do nosso Regional”, afirmou.
Além da tradicional reunião da corregedora com magistrados e servidores, a programação do evento contou com palestras ministradas por servidores do TRT-GO. A assistente social Rosane Lima e a psicóloga Marina Cançado abordaram o tema “Saúde e Autocuidado”, destacando a importância da atenção à saúde mental e emocional no ambiente de trabalho.
Diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Wilane Massarani e o diretor da Secretaria de Governança de Dados, Luiz Carlos Mesquita Filho
“Na sequência, o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Wilane Massarani, apresentou os eixos do planejamento institucional e as ações que levaram o tribunal a alcançar o Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Diamante em 2024. O diretor da Secretaria de Governança de Dados, Luiz Carlos Mesquita Filho, também compartilhou ferramentas tecnológicas disponíveis para otimizar a gestão das unidades judiciais.”
A 15ª Vara do Trabalho de Goiânia foi escolhida como unidade piloto para a implementação da correição integrada no TRT de Goiás. A correição foi realizada naquela unidade no dia 23 de junho já com a aplicação do novo modelo. Na ocasião, a desembargadora Iara Rios destacou a importância de promover a troca de boas práticas e olhar com atenção para o bem-estar dos servidores. “Estamos lidando com pessoas e é preciso olhar cada um de perto, entender suas particularidades e garantir um ambiente de trabalho saudável”, afirmou.
Iara Rios explicou que as demais varas do trabalho de Goiânia que ainda não foram correicionadas também receberão o novo formato de correição. A programação inclui audiência pública com advogados na sede da Corregedoria Regional, atividades no auditório da Escola Judicial com apresentações das secretarias envolvidas e o encerramento com leitura da ata na própria unidade.
Conforme a ata de correição, assinada na terça-feira (1º/7), a Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos e o Posto Avançado de Iporá, unidade vinculada à referida Vara, vêm apresentando resultados expressivos em sua atuação. Na última sexta-feira (27/6), a Vara recebeu o Prêmio TRT-18 de Qualidade na categoria Excelência, por ter alcançado pontuação máxima em todos os critérios analisados, juntamente com a 10ª VT de Goiânia. A desembargadora Iara Rios parabenizou a toda a equipe pelo desempenho.
Equipe da Corregedoria com juízes e servidores do Posto Avançado de Iporá e servidores do Tribunal que fizeram palestras na correição integrada
O desempenho da unidade no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) também foi destaque. A unidade ocupa o 44º lugar entre 415 varas do país com movimentação semelhante e a 3ª posição no ranking regional. Além disso, o prazo médio para a entrega da prestação jurisdicional (do ajuizamento da ação até a sentença) foi de apenas 54 dias em 2024, índice bem abaixo do parâmetro ideal fixado pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias. Quanto à conciliação, a Vara alcançou o percentual de 53% de processos resolvidos por meio de acordo. Todos os dados levantados referem-se à VT de São Luís de Montes Belos e ao Posto Avançado de Iporá.
Durante audiência pública em Iporá, os advogados elogiaram a atuação célere do juízo, o acolhimento dispensado e o perfil conciliador do magistrado, mas também relataram dificuldades enfrentadas com os deslocamentos para audiências presenciais, sugerindo maior oferta de sessões telepresenciais e a gravação das audiências de instrução. Em São Luís de Montes Belos, os representantes da OAB também destacaram o bom relacionamento com a unidade, o fácil acesso ao juiz titular e o comprometimento da equipe com a prestação jurisdicional. A corregedora Iara Rios agradeceu as manifestações e reforçou que todas as observações serão analisadas com atenção, visando ao constante aperfeiçoamento do serviço.
Por fim, a desembargadora-corregedora, Iara Rios, fez questão de registrar na ata correicional sua gratidão a todas as unidades participantes da correição integrada, ressaltando a importância da iniciativa para o aprimoramento contínuo dos serviços judiciários. Segundo ela, a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e as sugestões apresentadas vão permitir a identificação de pontos de melhoria e fortalecer ainda mais a atuação conjunta em benefício da prestação jurisdicional.
Para ler a ata correicional na íntegra, clique aqui.
LN/JA/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br