


Da direita para a esquerda o diretor da Coordenadoria de Comunicação Social, Jorge Machado, o diretor-geral do TRT, Álvaro Resende, a diretora da Coordenadoria de Documentação, Caroline Jabur, a secretária-geral da Presidência, Karla Melo, o desembargador Eugênio Cesário, a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o gerente de Editais de Arte e Cultura, Sacha Mello, a chefe do Escritório de Projetos da Secult, Juliana Muniz e a chefe da Seção de Cultura do TRT, Carla Cristina
Manifestações culturais nas artes plásticas, teatro, dança e música vão fazer parte dos espaços públicos do Complexo Trabalhista de Goiânia por meio de uma parceria inédita firmada com a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás), que lançará edital do Fundo de Arte e Cultura visando à ocupação da praça de convivência e de outras áreas comuns da Justiça do Trabalho goiana. O projeto foi discutido na manhã desta sexta-feira (14/3) pelo presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, e pela secretária de Cultura, Yara Nunes.
A iniciativa, segundo Yara Nunes, é inédita entre os tribunais brasileiros. A previsão é lançar o edital Ocupa Goiás no dia 6 de maio. Além do TRT-GO, mais 20 praças públicas em Goiânia e em Aparecida de Goiânia receberão manifestações culturais ao longo do ano. “A ideia é transformar o TRT-GO em espaço promotor de cultura da região e que este projeto possa espelhar os outros tribunais”, ressaltou a secretária.
Ela acrescentou que o objetivo do Governo do Estado é democratizar o acesso à cultura e, quem sabe, impactar no número de acordos realizados pela Justiça do Trabalho. “As partes chegam aqui fragilizadas e as manifestações culturais podem trazer alívio, conforto, digamos assim, e com certeza essas pessoas vão chegar mais relaxadas e propensas a uma conciliação”, afirmou.
O desembargador Eugênio Cesário ressaltou a sinergia entre as duas instituições para concretizar a parceria. “Vamos atender bem a sociedade e democratizar ainda mais os espaços que temos aqui”, afirmou.
O edital do Fundo de Cultura e Arte deverá destinar R$ 400 mil para a ocupação artística do Complexo Trabalhista de Goiânia. Segundo o gerente de editais da Secult Goiás, Sacha Witkowski, que também participou da reunião, a ideia do Governo do Estado é ocupar vários espaços no país, inclusive o Memorial da América Latina em São Paulo.
FV/JA/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br