


Da esquerda para a direita: Mateus Mendonça, Paula de Oliveira, Álvaro Resende, Neiara Frota, Joarez Dallago, Ricardo Moura e Gercivaldo Júnior
Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE) fizeram, na tarde de quinta-feira, 22/2, uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) com o objetivo de trocar experiências sobre a implantação do modelo de Gestão por Competências no Regional goiano.
Do TRT-7 estiveram presentes na reunião, realizada na Diretoria-Geral do TRT-18, a diretora-geral, Neiara Frota; o secretário de Gestão de Pessoas, Joarez Dallago; e a diretora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Paula de Oliveira. Do TRT-18 estiveram presentes o diretor-geral, Álvaro Resende; a diretora-geral adjunta, Célvora Oliveira; o secretário de Gestão de Pessoas, Gercivaldo Lorero Júnior; o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Mateus Mendonça; e o servidor Ricardo Moura.
Mateus Mendonça explicou que o Regional goiano já tem uma experiência de cinco anos no trabalho com a Gestão por Competências, na utilização do Progecom, sistema informatizado desenvolvido pelo TRT da 6ª Região (PE), e em projetos de avaliação e capacitação de servidores com base em competências. “Acho super válida essa visita neste início de mudança de cultura e de utilização do Progecom pelo TRT-7”, avaliou.
Mateus Mendonça disse que o TRT-18 atualmente aplica a Gestão por Competências na capacitação e no Plano de Desenvolvimento de Sucessores. “A partir de março, vamos promover a atualização das matrizes de competências de todos os postos gerenciais e críticos do Tribunal, visando à avaliação das competências dos potenciais sucessores de todos esses postos de trabalho para iniciar, ainda este ano, a capacitação desses servidores com base nas lacunas de competências”, ressaltou.
O diretor da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas do TRT-18 contou que um dos próximos passos na aplicação da Gestão por Competências no Tribunal é utilizar o banco de talentos, que é um dos módulos do Progecom, nos processos de remoção e designação de funções, por exemplo.
Experiência
A diretora-geral do TRT-7, Neiara Frota, explicou que a gestão do Tribunal cearense está iniciando agora a implantação da Gestão por Competências e que a visita teve como principal objetivo conhecer a expertise do TRT-18 nesse assunto e levá-la para a 7ª Região. Ela destacou que o Regional goiano foi um dos pioneiros nessa área, ao lado do TRT-6 (PE) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Ela disse estar encantada com a apresentação feita pelos servidores do Tribunal goiano. Neiara Frota acrescentou que também vai pedir o apoio presencial do TRT-18 na 7ª Região no momento da implantação da Gestão por Competências naquele Regional.
WF/JA/LB
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br