TRT-18, TRE-GO e TJ-GO promovem 3ª Semana da Memória do Judiciário goiano

O TRT de Goiás, em parceria com o TRE-GO e TJ-GO, vai promover a III Semana da Memória do Judiciário goiano. O evento será realizado entre os dias 15 e 17 de maio no período da manhã. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 15 de maio. O evento será aberto à comunidade universitária goiana, com direito a certificado de participação. Será emitido certificado de 3 horas por dia de participação.

A abertura oficial do evento ocorrerá, no dia 15 de maio, de 9h às 12h, no auditório dos Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), com a presença dos presidentes do TRT-18, TRE-GO e TJ-GO e representantes das Comissões de Memória das três instituições.

Já no dia 16 de maio, o TRE-GO sediará o encontro que será realizado no Plenário daquela casa. A programação da Semana da Memória se encerra no dia 17 de maio no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, no centro histórico da cidade de Goiás.

Programação

A palestra de abertura, do dia 15 de maio, será feita por Carlos Alexandre Böttcher, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e membro do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

No dia 16 de maio, segundo dia do evento, a palestrante convidada é Heloísa Helena Fernandes Gonçalves Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento encerrará com um painel de discussão sobre a integração entre Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia com profissionais dos tribunais e instituições convidadas. No último dia da III Semana da memória do judiciário goiano, dia 17 de maio, ocorrerá o lançamento de três produtos institucionais:

  • TRT-18: Apresentação do videodocumentário “A Repercussão da
    Pandemia de Covid-19 no TRT de Goiás”
  • TRE-GO: Lançamento do livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás
    (1932 – 1937)” com a presença dos organizadores: Paolo Ricci (Universidade de São Paulo) e Jaqueline Porto Zulini (Fundação Getulio Vargas)
  • TJ-GO: Lançamento de coleções virtuais de documentos históricos no Atom [“Access to Memory” (Acesso à Memória) é um software livre desenvolvido para ser uma interface de acesso aos documentos arquivísticos.]
História da Justiça

Inspirada pela instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário, por meio da Resolução CNJ nº 316/2020, a Semana da Memória é fruto da colaboração entre os centros de memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18). Essa parceria foi fortalecida pelo Acordo de Cooperação Técnica (1/2022), que visa promover a cooperação mútua na realização de projetos, eventos, capacitações e exposições, com o objetivo de valorizar e promover a Memória Institucional.

A parceria entre os tribunais goianos, reconhecida nacionalmente, desempenha um papel fundamental na disseminação de boas práticas documentais e na preservação da memória institucional. Ao unirem esforços e recursos, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) estabelecem um modelo de cooperação que serve de inspiração para outras instituições em todo o país. Essa colaboração não apenas fortalece a valorização do patrimônio histórico-cultural do Judiciário, mas também facilita o desenvolvimento e a implementação de iniciativas que enriquecem a compreensão da história jurídica brasileira, beneficiando profissionais, acadêmicos e a sociedade em geral.

A data foi escolhida em homenagem à criação da Casa de Suplicação do Brasil, primeiro tribunal do país, pelo imperador Dom João VI. A primeira Corte de Justiça nacional marcou a independência da Justiça brasileira em relação a Portugal.

Serviço

Evento: 3ª Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano
Data: 15 a 17 de maio de 2024
Horário: 9h às 12h
Dia 15/5: Auditório dos Goyazes. 1º Subsolo – Complexo Trabalhista de Goiânia. Rua T-52, esquina com a Rua T-29 – Setor Bueno
Dia 16/5: Plenário do TRE-GO (sede do TRE-GO – Praça Cívica, nº 300, Setor Central, Goiânia – GO)
Dia 17/5: Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás (Centro Histórico da Cidade de Goiás – Rua Coronel Luiz Guedes de Amorim, nº 1, Largo do Rosário, Cidade de Goiás – GO)
Inscrições: até o dia 15/5, pelo formulário eletrônico de inscrição.

AF/FV/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Memória, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.