


No dia 13 de maio, às 11h, será exibido o filme “Servidão” no Auditório dos Goyazes, no 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Na ocasião, será inaugurada exposição de fotografias de resgates de trabalhadores em condições análogas à escravidão, de autoria de Sérgio Carvalho.
A iniciativa do evento “Rompendo Correntes, a escravidão precisa acabar”, que se inicia às 8h30, é da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado de Goiás em parceria coma Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho em Goiás, e conta com o apoio do TRT de Goiás
Em 2023, Goiás figurou em primeiro lugar em número de trabalhadores resgatados, com 739 casos. Apesar dos avanços alcançados, desde a abolição da escravidão até a criação dos grupos móveis de fiscalização, ainda existem trabalhadores submetidos a condições análogas às da escravidão, uma realidade que deve ser lembrada e combatida.
Servidão é um filme dirigido por Neto Borges e Renato Barbieri. Lançado em janeiro de 2024, a produção investiga a sociedade brasileira, que há 500 anos continua a subjugar a mesma categoria de pessoas. Embora as condições de trabalho semelhante à escravidão sejam consideradas crimes previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime de servidão ainda pode ser visto em diversos cantos do país.
O evento vai promover uma exposição de fotografias de resgates de trabalhadores em condições análogas à escravidão, obra do fotógrafo e auditor fiscal do trabalho, Sérgio Carvalho. A exibição será inaugurada no início do evento, na entrada do Auditório dos Goyazes, e permanecerá disponível à visitação do público durante todo o mês de maio.
Na ocasião, os auditores fiscais do Trabalho estarão à disposição para conversar com a imprensa e todos os participantes do evento.
Evento: Rompendo correntes, a escravidão precisa acabar. Exibição do filme “Servidão”
Dia: 13/5/2024
Horário: 8h30 às 12h30
Programação:
• 08:30 às 09:30 – coffee break e exposição de fotografias
• 09:30 às 10:00 – exposição sobre os números e casos de trabalho escravo em Goiás e no Brasil
• 10:00 às 10:50 – falas de autoridades e representantes institucionais e sindicais sobre o tema
• 10:50 às 11:00 – intervalo
• 11:00 às 12:30 – exibição do documentário SERVIDÃO, do cineasta Renato Barbieri
Local: Auditório dos Goyazes
1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia
Rua T-51 esquina com Avenida T-1, Setor Bueno
Com informações da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado de Goiás (Aafitego)
AF/LN/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br