Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”: prêmios e confraternização marcam o encerramento das atividades de 2022

Glossário Jurídico
Jovens fazendo encenação no palco

Estudantes se apresentaram durante o evento

O Auditório Goyazes do Fórum Trabalhista de Goiânia foi palco na última sexta-feira, 2/12, do encerramento das atividades do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC) do ano de 2022. Alunos e alunas de várias escolas da rede pública de ensino de Goiânia estiveram reunidos para compartilhar o aprendizado por meio de apresentações que abordaram diversos temas trabalhados nas visitas às escolas como licença maternidade, assédio, discriminação, trabalho rural, trabalho doméstico, entre outros.

O início da solenidade foi marcado com o oferecimento de um café da manhã para todos os participantes. Em seguida, os estudantes expuseram seus trabalhos e, após a premiação e solenidade com os organizadores do evento, desfrutaram como convidados de honra de um almoço de confraternização.

Garota com cabelos longos castanhos sorrindo e segurando um troféu

Cecília Nascimento, de 13 anos, representante da Escola José Viana Alves, foi a vencedora do concurso cultural

Premiação

O auge das atividades foi a premiação dos melhores trabalhos apresentados no encontro. As escolas vencedoras do 1º ao 5º lugar ganharam dois notebooks (um para a escola e outro para a professora orientadora). Os alunos classificados ganharam um smartphone, cada. As equipes vencedoras do concurso vibraram e se emocionaram muito com os presentes.

Cecília Nascimento, de 13 anos, representante da Escola José Viana Alves, foi a primeira colocada. A estudante cantou e tocou uma música de sua autoria. Ela ressaltou que adorou participar do programa. “Foi muito gratificante participar de todo o processo até esse momento incrível”, reiterou a aluna.

Adolescente emocionada segurando um celular

Samara Silva, da Escola Senador Darci Ribeiro foi uma das crianças premiadas

Outra estudante premiada foi Samara Silva, da Escola Senador Darci Ribeiro. Samara conquistou o 5º lugar apresentando junto com os colegas um trabalho de pintura, desenho e poesia. Ela disse que o sonho dela era conhecer um Tribunal de Justiça. Ficou muito emocionada durante a cerimônia. “Amei saber que criança tem direito de brincar e não trabalhar”, declarou Samara.

Vítor Hugo Cirino e os colegas da Escola Renascer também estiveram entre os premiados. Eles conquistaram o 4º lugar com uma apresentação de rap. A música fala sobre a Justiça do Trabalho que protege os trabalhadores, sobre oportunidade de trabalho e racismo. “A chance de ganhar um prêmio é legal, é bom estar aqui”, revelou Vítor.

Mensagens

A abertura do evento foi feita pela juíza do Trabalho Laiz Alcântara e pela advogada Thaynnara Ferro, coordenadoras do projeto. Laiz Alcântara destacou o trabalho de toda a equipe organizadora, agradeceu as parcerias que viabilizaram o projeto e parabenizou as crianças e os professores pela dedicação durante as atividades. “Tem tempo de semear, tem tempo de regar e tem tempo de colher” destacou a magistrada. Para a juíza, a solenidade foi um momento de regar o que foi semeado nas visitas às escolas. Laiz Alcântara enfatizou que o objetivo do projeto é levar conhecimento e sonhos aos alunos. “Esperamos que vocês possam ser o que quiserem, juristas, empresários, membros do Ministério Público, juízes e o que mais vocês sonharem”, afirmou.

Garoto acenando joia e sorrindo

Vítor Hugo Cirino da Escola Renascer também foi um dos premiados no evento

A representante do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Thaynnara Ferro, também ressaltou a importância das crianças acreditarem no futuro. A advogada agradeceu os parceiros do programa e fez questão de lembrar que muitos dos profissionais que estiveram nas escolas palestrando foram alunos de escolas públicas e que as crianças e adolescentes que ali estavam tinham, portanto, provas vivas de que eles podem ser o que quiserem.

Em seguida, representando o Ministério Público do Trabalho (GO), o procurador Marcelo Ribeiro destacou o talento visto nas apresentações e a emoção que as crianças conseguiram despertar na plateia. Marcelo Ribeiro enfatizou para as crianças que desistir não é uma opção e relembrou sua infância e sua vida escolar em escolas públicas na cidade de Nerópolis, interior de Goiás.

Duas mulheres no palco

Juíza do Trabalho Laiz Alcântara e a advogada Thaynnara Ferro, coordenadoras do projeto

Igualmente emocionado, o desembargador do TRT-18, Welington Peixoto, presidente da comissão Trabalho Seguro do TRT de Goiás, afirmou que o programa é uma devolutiva social de extrema importância e agradeceu a participação das instituições e empresas parceiras no projeto. Peixoto observou como as crianças entenderam os conteúdos trabalhados e ressaltou o fato das mensagens chegarem às famílias de cada uma delas. Ele também relembrou que foi aluno de escola pública em Nova Veneza (GO) e reafirmou a importância da educação para a conscientização e a garantia de trabalho digno a todos os trabalhadores.

Na solenidade, o vice-presidente e corregedor do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, no ato representando o desembargador-presidente do TRT-18, Daniel Viana Júnior, destacou o quão nobre é o trabalho voluntário dos profissionais envolvidos nas atividades do programa.  Para ele, durante as visitas nas escolas, os profissionais compartilham não apenas noções de cidadania, ética e direitos trabalhistas, mas também suas histórias de vida e de carreira de forma a inspirar os alunos. O corregedor enfatizou ainda que o conhecimento é a chave mais poderosa para abrir portas e buscar a prosperidade em qualquer profissão.

Ao final, representantes das empresas e das instituições parceiras foram homenageadas e receberam o Selo Amigos TJC.

Sobre o programa

O programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), desenvolvido desde 2004 em todo o país. Em Goiás, a coordenadora do programa, Amatra-18 (GO), conta com a correalização do IGT, MPT(GO) e parceria com o TRT-18 e a Secretaria municipal de Educação de Goiânia.

O programa reúne profissionais do direito e da educação para compartilhar conhecimento e experiência, de forma voluntária, difundindo noções básicas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, Ética e Cidadania.

As vivências são realizadas no ambiente das escolas e os assuntos trabalhados de forma coordenada com a equipe pedagógica de cada instituição de ensino, especialmente escolas públicas. Durante as visitas, as crianças e adolescentes assistem apresentações de teatro e música e participam de palestras e rodas de conversa com juízes, procuradores e demais profissionais. Elas também recebem uma cartilha que, de forma didática, explica um pouco mais sobre os assuntos relacionados às exposições.

Retomada após a pandemia

Durante a pandemia o programa foi suspenso no estado de Goiás e em 2022 as atividades foram retomadas no mês de abril. Durante todo o ano foram feitas visitas em nove escolas municipais de Goiânia, alcançando mais de 3 mil alunos com o conteúdo proposto pelo projeto.  As escolas municipais contempladas foram: Renascer, José Viana, Presidente Vargas, Dona Rosa Martins Perim, Professora D’alka Leles, Jaime Câmara,  Itamar Martins Ferreira, Silene de Andrade e Senador Darcy Ribeiro.

Em todas as visitas as crianças assistiram a apresentação da peça de teatro “Emprego Novo”, na qual a temática principal é o mundo do trabalho e os direitos humanos, além de receberem uma cartilha educativa sobre o assunto. De forma lúdica, crianças e adolescentes puderam aprender um pouco mais sobre cidadania e direitos, além de esclarecer dúvidas sobre as relações de trabalho junto com os professores e os juízes, procuradores e advogados que se voluntariam no projeto.

Participe você também

Interessados em se voluntariar para participar das atividades do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” devem entrar em contato com a Amatra-18 pelo telefone (62) 3222-5336 ou pelo e-mail secretaria.amatra18@gmail.com

Veja as fotos do evento em nossa galeria.

JA/CG

Comunicação Social – TRT/18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Jurídicas, Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.