TRT-18 se une ao TRE-GO e TJ-GO na I Semana de Memória do Poder Judiciário nos dias 18 a 20/5. Veja a programação!

Glossário Jurídico

Os eventos em celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado no dia 10 de maio, serão realizados em parceria pelos centros de memória dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT-18) e Eleitoral (TRE-GO) e pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Serão três dias de comemorações, nos dias 18, 19 e 20 de maio. Coube ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região o evento de encerramento das atividades da semana, no dia 20 de maio, sexta-feira, às 15 horas, no Auditório dos Goyazes.

Nesse dia, o Regional goiano vai fazer o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18”. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

No mesmo dia ocorrerá também a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o fechamento da Cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Esse invólucro será aberto em 2032, nas comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

Programação

A abertura dos eventos será no dia 18 de maio, às 9h, no Auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, às 9h, com a palestra “A importância da Política de Memória no âmbito do Poder Judiciário”, proferida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História e Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo. Na ocasião, será feita a entrega do prêmio do “Selo Histórico do TJ-GO” ao vencedor do concurso que selecionará o design do selo histórico de 150 anos do tribunal. No mesmo dia, os presidentes dos tribunais participantes assinarão um termo de cooperação técnica para a realização de outros eventos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás vai receber os eventos do segundo dia de celebrações. No dia, 19/5, às 9h da manhã, a professora da USP Monica Dantas vai ministrar a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordará a “Memória do Judiciário Goiano: caminhos institucionais no presente e perspectivas futuras de preservação”. Ao final, historiadores e arquivistas dos três tribunais vão dirigir o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

Como participar

O evento acontece de forma híbrida e é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia. Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos. Os eventos serão transmitidos pelos canais no YouTube dos tribunais participantes, conforme links a seguir:

18/5 – TJ-GO – www.youtube.com/user/comunicacaotjgo
19/5 – TRE-GO – www.youtube.com/c/CanalTREGO
20/5 – TRT-18 – www.youtube.com/user/TRTGoias

Acesse o formulário pra fazer sua inscrição.

Endereços dos tribunais:

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás: Av. Assis Chateaubriand, nº 195 – St. Oeste, Goiânia – GO
Tribunal Regional Eleitoral de Goiás: Praça Cívica, nº 300, Centro, Goiânia – GO
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região: Rua T-29, esq. com rua T-51, n.1403, St. Bueno, Goiânia – GO

Serviço

I Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano – 18 a 20/5
Data e Horário: 18 e 19 de maio das 9 às 12 e 20 de maio das 15 às 17h
Locais: TJ-GO (18/5); TRE-GO (19/5) e TRT-GO (20/5)
Inscrição: obrigatória por este link

Comunicação Social / TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Memória, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.