Semana Jurídica da Ejud 18 discute temas ligados à Gig economy e ao futuro do trabalho

Glossário Jurídico

A “Gig economy” e o futuro do trabalho são os temas centrais da Semana Jurídica que a Escola Judicial do TRT de Goiás (Ejud 18) realiza de 7 a 10/6, das 9 às 12 horas, no canal TRT Goiás no Youtube (youtube.com/trtgoias). O evento on-line é destinado a magistrados, servidores, advogados e à comunidade jurídica em geral. A Semana Jurídica da Ejud 18 está alinhada à Resolução nº 25/2020 da Enamat, que estabelece a tabela de competências para a magistratura trabalhista.

O termo “Gig economy”, numa tradução livre do inglês, equivale a Economia do “bico” ou do trabalho freelance. De acordo com o plano de ensino apresentado pela Escola Judicial, busca-se, por meio dessa Semana Jurídica, focada nesse tipo de economia, conhecer e compreender melhor as novas profissões que têm surgido como resultado de um mundo globalizado, em meio a crises econômicas e, ao mesmo tempo, com o impactante uso de tecnologias na organização do trabalho, o que tem gerado novas formas de prestar os serviços, como o teletrabalho, o trabalho digital, o algoritmo que gerencia o trabalho prestado, a exemplo da Uber, que emprega motoristas em todo o mundo.

Os palestrantes convidados para a Semana Jurídica da Ejud 18 são os juízes do Trabalho Ney Maranhão, Ana Paula Miskulin, Guilherme Guimarães Feliciano, Leandro Fernandez e Cássio Areil Caponi Moro e os advogados Carla Ricchetti, André Zipperer e Carolina Tupinambá. Veja o currículo dos palestrantes aqui.

As palestras vão abordar os temas: “O futuro do trabalho”, “Gerenciamento algorítmico do trabalho”, “Intermediação de trabalho via plataformas digitais”, “Nômades digitais”, “Inteligência artificial e Direito do Trabalho”, “A proteção de dados pessoais dos trabalhadores: perspectivas a partir da Gig economy”, “Trabalho intermitente” e “Representação coletiva nas novas relações de trabalho”. A abertura de todas as palestras será feita pela desembargadora Iara Rios, diretora da Ejud 18, e pelo juiz Rodrigo Dias, coordenador pedagógico da Escola Judicial.

Os participantes poderão obter certificado de participação, com carga horária de 12 horas, desde que estejam inscritos no sistema da Ejud 18. As inscrições podem ser feitas até as 9h40 do dia 7/6, quando serão iniciadas as transmissões das palestras. Por se tratar de um evento pela internet, não há limite de vagas.

Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.