


Com o tema Novas Tecnologias e Ampliação de Acesso ao Poder Judiciário, a Escola Judicial abriu a 1ª Semana Jurídica do TRT da 18ª Região (TRT-GO) na manhã desta quarta-feira (9/4), no auditório dos Goyazes. O evento segue até sexta-feira (11/4) e reúne magistrados, especialistas e servidores para discutir os impactos das novas tecnologias no Judiciário, com foco na inclusão, inovação e ampliação do acesso à Justiça.
A abertura foi realizada pela diretora da Escola Judicial (Ejud 18), desembargadora Rosa Nair Reis, que destacou a proposta do evento como espaço de reflexão crítica e plural sobre os desafios da Justiça do Trabalho contemporânea. “Vivemos um tempo em que a tecnologia, especialmente os recursos de inteligência artificial, redesenha os modos de vida, de trabalho, de interação social e, inevitavelmente, de prestação jurisdicional”, afirmou. Segundo ela, a temática escolhida para esta edição busca provocar reflexões sobre os limites e possibilidades de uma Justiça mais eficiente, humanizada e verdadeiramente acessível.
Rosa Nair também antecipou os principais temas que serão debatidos nos painéis e oficinas ao longo da semana, como protocolo de julgamento com perspectiva antidiscriminatória, acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos, trabalho escravo contemporâneo e o acesso de povos indígenas ao Judiciário. A programação inclui ainda uma oficina prática de investigação patrimonial, voltada à efetividade da fase de execução trabalhista, e uma palestra sobre saúde mental e autocuidado em tempos de transformação digital.
Em nome da Presidência do TRT-GO, o desembargador Welington Peixoto deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o papel estratégico da tecnologia no enfrentamento da alta demanda processual do Judiciário trabalhista. “Se não tivermos a tecnologia ao nosso lado, usada de forma coerente e ética, dificilmente conseguiremos dar conta da quantidade gigantesca de processos que chegam diariamente”, afirmou. Ele também elogiou o dinamismo da Escola Judicial e seu compromisso com a formação continuada: “Somos todos alunos aqui.”
O primeiro dia da 1ª Semana Jurídica do TRT-GO 2025 foi marcado por debates sobre o uso ético e estratégico da inteligência artificial no Judiciário. A abertura contou com a palestra do juiz do TRT-12 (SC) Sebastião Tavares Pereira, que abordou as diretrizes para o desenvolvimento e a governança de soluções com IA, bem como a recente Resolução 615 do CNJ. Em seguida, o pesquisador Rômulo Soares Valentini, doutor pela UFMG e servidor do TRT-3 (MG), falou sobre os impactos da IA nas relações de trabalho e os limites éticos do seu uso. Ainda pela manhã, o juiz Ney Maranhão (TRT-8) falou sobre o mesmo tema.
A programação da tarde contou com duas oficinas e debates voltados à inovação no Judiciário. As oficinas práticas foram realizadas simultaneamente: uma sobre degravação de audiências e produção de peças judiciais, conduzida pelo juiz Ney Maranhão (TRT-8), e outra sobre o uso da inteligência artificial em apresentações, ministrada pelo juiz Fernando Hoffmann (TRT-9).
Durante os três dias de evento, a Semana Jurídica traz programação nos períodos matutino e vespertino. As inscrições para obtenção de certificação já foram encerradas, mas o público interno e externo pode assistir às palestras durante os dias do evento, no Auditório dos Goyazes.
Para garantir a participação de magistrados e servidores, o TRT editou a Portaria nº 121/2025 para suspender os prazos para a prática de atos decisórios e a realização de audiências durante o evento, no período de 9 a 11 de abril.
Para ver a programação do evento, clique aqui.
Galeria de fotos do período matutino.
Galeria de fotos do período vespertino.
Assista ao vídeo das palestras da manhã aqui.
As demais palestras também serão transmitidas ao vivo pelo canal do TRT-18 no Youtube.
LN/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br