TRT-18 participa da 13ª Semana Nacional da Execução Trabalhista entre 18 e 22 de setembro

Publicado em: 14/09/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Fundo branco com uma coluna azul do lado esquerdo e a imagem de uma mulher negra sorrindo em forma de marca d'água em um tom de azul da identidade visual da campanha. Em letras azul e preta está escrito acima "Processos são vidas!". Mais abaixo está escrito "Semana Nacional da Execução Trabalhista - A Justiça além dos números - 13ª edição - de 18 a 22 de setembro". Ao lado do nome da semana está um retângulo com o numeral "1 milhão" acompanhado do símbolo da adição (+).

O evento tem como principal meta a solução de processos que estão na fase de execução

A Justiça do Trabalho promoverá na próxima semana, de 18 a 22 de setembro, a 13ª Semana Nacional da Execução Trabalhista. O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), será realizado em todo o país e tem como principal meta a solução de processos que estão na fase de execução (ações em que não há mais possibilidade de recurso e aguardam o pagamento do que foi definido em juízo).

No TRT de Goiás a semana será oficialmente aberta em solenidade, às 10h, no Gabinete da Presidência, na segunda (18). Esta edição terá como slogan “Processos são vidas – A Justiça além dos números”. A identidade visual usa elementos gráficos mesclando imagens humanas e números para passar a ideia de que os milhões de processos que tramitam todos os anos na Justiça do Trabalho representam pessoas, de modo que a efetividade da execução impacta vidas direta e indiretamente.

Histórias reais

Segundo o coordenador nacional da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET) do CSJT, ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Brandão, cada processo em fase de execução envolve direitos sonegados e histórias de vida que precisam ser reparadas.

“Ao executarmos uma decisão judicial, estamos fazendo com que a justiça de fato aconteça”, disse. “Por isso que eventos como a Semana Nacional da Execução Trabalhista, que já movimentou mais de R$ 14 bilhões na soma das edições anteriores, são tão importantes, pois, somente com a efetividade da decisão judicial é que o judiciário impacta vidas de verdade”, completou.

Ações no TRT-18

Magistrados e servidores dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e das 51 unidades judiciárias do TRT-18 promoveram um esforço concentrado para a elaboração de pautas especiais de conciliação em execução. As audiências serão realizadas nos Cejuscs e no Juízo de Execução do Regional goiano.

A Corregedoria e o Comitê Regional de Efetividade da Execução Trabalhista do TRT-18 recomendaram às Varas do Trabalho a inclusão de ao menos quatro processos por dia em pauta, para tentativa de conciliação. Também foi orientado que as unidades concentrem os agendamentos dos leilões na quarta-feira da Semana da Execução, com o objetivo de realizar as tentativas de alienação judicial em um único dia do mês.

Como participar

Partes interessadas ainda podem pedir a inclusão do processo na pauta da Semana da Execução. Para isso, basta entrar em contato com a Vara do Trabalho onde o processo tramita ou procurar um dos Cejusc existentes na Justiça do Trabalho goiana: Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Catalão. Confira os telefones de contato.

Também podem ser incluídas nas pautas as ações que ainda não tiveram decisão com trânsito em julgado. Para essas demandas na fase de pré-execução, o processo também poderá ser encerrado de forma consensual entre as partes por meio de um acordo mediado pela Justiça do Trabalho.

Premiação

Como forma de ampliar a participação do quadro interno da Justiça do Trabalho no evento e estimular cada vez mais juízes (as) e servidores (as) de primeiro e segundo graus, a edição deste ano vai manter a premiação aos TRTs e às unidades de primeiro grau que mais se destacarem na Semana Nacional da Execução Trabalhista deste ano.

Este será o segundo ano em que a premiação contemplará as unidades judiciárias de primeiro grau, como Varas do Trabalho, Cejuscs e os Núcleos de Pesquisa Patrimonial e Centrais de Execução.

Resultados da edição de 2022

Na edição de 2022, o TRT-18 atendeu mais de 9.400 pessoas em quase 1.900 audiências realizadas, arrecadando R$ 28.095.909,37.

Arte gráfica digital nas cores cinza e azul. Na lateral esquerda há um quadrado azul com o texto "Semana Nacional da Execução Trabalhista. A Justiça além dos números", com um retângulo preto embaixo com o texto "13ª edição | De 18 a 22 de setembro". No centro, sobre um fundo cinza, tem o número 1.000.000 (um milhão) seguido do símbolo de adição (+). Dentro dos segundo e quinto zeros, há a foto de uma mulher e um homem, respectivamente. Ela é branca, tem cabelos grisalhos e usa blusa e avental brancos. Ele é negro e usa boné e camisa na cor azul-marinho. No canto inferior direito está escrito "Processos são vidas!".

Informações: CSJT

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br