7ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista terá início em 22/5. Seminário sobre métodos consensuais marca abertura do evento

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Atualizado em 16/5 com prorrogação da inscrição do Seminário para até o dia 19 de maio.

Arte gráfica nas cores roxo, rosa, branco e ciano, para divulgação de programação do evento da abertura da Semana Nacional da Conciliação

Programação da abertura da Semana da Conciliação

Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chega a sua 7ª edição em 2023 com o slogan: “A um passo da solução”. O mutirão será realizado de 22 a 26 de maio em todo o país e representa uma data importante para o Judiciário Trabalhista, tão vocacionado à conciliação.

A cerimônia de abertura desta edição será marcada pelo Seminário Goiano sobre Métodos Consensuais e contará com a presença do ministro Aloysio Corrêa da Veiga, vice-presidente do TST e do CSJT e coordenador da Comissão Nacional de Conciliação (Conaproc). A solenidade terá transmissão ao vivo para o TST e demais regionais trabalhistas de todo o país. As inscrições para o evento de abertura estão abertas no sistema da Ejud 18 e vão até 19/5.

Inscrições para a Semana da Conciliação

Partes interessadas em participar podem se inscrever pelo sistema até o dia 12 de maio. Outra forma de se inscrever é procurar a Vara do Trabalho onde o processo tramita ou contatar um dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) existentes na Justiça do Trabalho goiana: Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Catalão. Confira os telefones de contato.

Foto de servidores e magistrados que participaram da reunião de preparação da Semana da Conciliação de forma online, trata-se de uma foto da tela do computador.

Juíza Roberta Carvalho e servidores do TST participam da reunião de forma remota

A ideia é alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. A cerimônia de abertura será sediada pelo TRT-18 com transmissão ao vivo para o TST e os regionais em todo o país.

Preparativos

As equipes de trabalho do TRT-18 e do TST acertaram, na manhã desta quinta-feira (23), os detalhes da abertura da Semana, no dia 22 de maio. Durante a reunião, que foi realizada de forma híbrida, a juíza-auxiliar da vice-presidência do TST, Roberta Carvalho, ressaltou que a semana de conciliação será um sucesso diante da disposição e engajamento do tribunal, que sediará pela primeira vez o evento. “O TRT-18 é grande inspiração por ser porta de entrada do Poder Judiciário”, afirmou.

Foto de servidores e magistrados em reunião para preparação da Semana da Conciliação. Estão todos sentados em volta de uma mesa longa.O juiz-auxiliar da vice-presidência do TRT, Platon Teixeira Neto, disse que a ideia é que as audiências agendadas para a semana sejam realizadas preferencialmente de forma presencial para reforçar o engajamento e relacionamento de partes e advogados durante a semana.

Café com advogados

Na reunião, foi anunciada uma campanha consistente em receber advogados, estudantes e representantes da sociedade civil, no dia 11 de abril. O evento “Café com Advogados” vai envolver todos os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) da capital e do interior. “Queremos sensibilizar os advogados que atuam na Justiça do Trabalho para a 7ª Semana”. O café contará com palestra da juíza Déa Brandão Cubel Yule, do TRT-24 (MS). A magistrada é conhecida nacionalmente pela atuação em favor da pacificação de conflitos por meio da autocomposição dos litígios e foi vencedora da XI edição do  Prêmio Conciliar é Legal de 2021.

“A um passo da solução”

Foto de servidores e magistrados em reunião para preparação da Semana da Conciliação. Estão todos sentados em volta de uma mesa longa.A campanha deste ano foi concebida a partir da ideia da autonomia da vontade das partes que, por meio do diálogo e mediação da Justiça do Trabalho, podem dar um passo e garantir a solução do conflito. Para ilustrar essa ideia, foi utilizada uma diagramação dimensional em perspectiva, possibilitando a ideia de que duas partes se encontram em um espaço para negociação.

As peças indicam que a conciliação é o caminho mais célere para um processo trabalhista ser finalizado e que a solução só depende das partes envolvidas. Os materiais serão usados em varas, fóruns e tribunais trabalhistas em todo o país, além de lugares de grande circulação.

Última edição

Em 2022, a 6ª edição do evento atendeu 219.566 pessoas em 65.035 audiências. Durante os cinco dias de atividades, foram homologados 21.167 acordos com mais de R$ 764,6 milhões negociados.

FV/LB
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias, Serviços, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.