Reunião discute prestação de contas na gestão de precatórios em Goiás

Publicado em: 06/12/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A gestão de precatórios no Estado de Goiás foi tema de reunião realizada pelo Comitê Estadual de Gestão de Precatórios no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) nesta quinta, 5 de dezembro. O encontro reuniu também representantes do Comitê Gestor das Contas Especiais de Precatórios para discutir a prestação de contas de 2024, o planejamento financeiro de 2025 e outros temas relevantes.

O Comitê Estadual de Gestão de Precatórios é composto por um juiz representante do TJGO, que o coordena, um juiz do Trabalho e um juiz Federal. A reunião, que ocorre três vezes ao ano, tem como objetivo assegurar a transparência e prestar contas dos repasses realizados pela Justiça Estadual à Justiça do Trabalho e à Justiça Federal. 

Reunião formal em sala de conferências, com profissionais alinhados ao redor de uma mesa, utilizando tecnologia para apresentação de dados. Ambiente corporativo e organizado.

Na prestação de contas, foi informado que diversos municípios, como Anápolis e Alexânia, deixaram o Regime Especial após quitarem suas dívidas. Por outro lado, municípios como Itapuranga e Planaltina seguem inadimplentes, com processos de sequestro de bens em andamento. O Estado de Goiás, apesar do aumento previsto no percentual de comprometimento de sua Receita Corrente Líquida (RCL) em 2025, mantém regularidade nos repasses financeiros.

A juíza auxiliar da Presidência do TRT-GO e coordenadora do Juízo de Execução do Regional, Eunice Castro, que participou da reunião, parabenizou os avanços na gestão de precatórios e enfatizou a importância da transparência e da eficiência nos repasses financeiros. A reunião reforçou a cooperação entre os órgãos envolvidos, assegurando o cumprimento das decisões judiciais trabalhistas e contribuindo para a celeridade na quitação de dívidas reconhecidas judicialmente.

O encontro ainda contou com as presenças da juíza auxiliar da Presidência do TJGO e coordenadora dos comitês, Jussara Louza; da procuradora-chefe da União no Estado de Goiás, Sílvia Kanso; da promotora de Justiça e subprocuradora-geral de Justiça para assuntos jurídicos do Ministério Público do Estado de Goiás, Ana Paula Antunes Vieira Nery; do assessor jurídico da Associação Goiana dos Municípios, Sérgio Siqueira; e do diretor do Departamento de Precatórios do TJGO, Uires Rodrigues.

O que são precatórios?

Precatórios são requisições de pagamento emitidas pelo Poder Judiciário para que entes públicos quitem dívidas reconhecidas judicialmente, como questões trabalhistas ou previdenciárias. Para mais informações sobre precatórios trabalhistas geridos pelo TRT-GO, acesse a página oficial no site do Tribunal.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br