Na tarde da última sexta-feira, 12/7, na sede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), os representantes de laboratórios de inovação de onze entidades públicas assinaram o Termo de Cooperação Técnica para criação da Rede Goiana de Laboratórios de Inovação. A rede é voltada ao intercâmbio de experiências, boas práticas, informações e implementação de ações conjuntas de inovação, pesquisa científica e tecnologia.
Além do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRT-18, integram a rede as seguintes instituições: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Inovajus-TJGO); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Observatório de Inovação de Políticas Públicas de Goiás); Secretaria de Estado de Administração do Estado de Goiás (Pequilab e Transformalab); Secretaria-Geral de Governo do Estado de Goiás (Ligo); Secretaria de Economia do Estado de Goiás (Enova); Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (LABIIH); Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego); Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM); Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG); Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO); e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti-HUB).
União de esforços
Ao abrir a cerimônia, o presidente do TJGO, Carlos França, celebrou o momento, definindo-o como “histórico” e importante passo em direção a uma prestação de serviços públicos cada vez mais moderna e eficiente.
Para o juiz do Trabalho César Silveira, coordenador do Liods do TRT-18, a formação da Rede vai fortalecer os laços entre as instituições e impulsionar o progresso em diversas áreas estratégicas. A iniciativa, segundo ele, mostra o comprometimento das instituições em busca de soluções inovadoras e sustentáveis. “Juntos somos mais fortes e capazes de superar desafios complexos”, ressaltou Silveira.
Pioneirismo em Goiás
Silveira destacou, ainda, que, com essa iniciativa pioneira, Goiás se coloca no mapa da inovação e da colaboração interinstitucional, abrindo caminho para novas conquistas e avanços significativos em prol do desenvolvimento regional.
Inovações do TRT de Goiás
O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) está comprometido com a inovação e, por meio do seu laboratório, Liods, atua no desenvolvimento de melhorias que gerem valor à Justiça do Trabalho e contribuam para sustentabilidade do planeta e desenvolvimento da sociedade, com foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como iniciativas já desenvolvidas pelo Liods até o momento, destacam-se o projeto Carbono Neutro, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promover a compensação das emissões que não puderem ser evitadas; e o painel que automatiza a seleção de processos com maior probabilidade de acordo, conforme diretrizes desenvolvidas em oficina de Design Thinking, o que ajuda a tornar o trabalho da Justiça do Trabalho mais eficiente e ágil.
Saiba mais visitando a página dedicada ao Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRT-18
Comunicação Social/TRT-18, com informações do TJGO
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br