


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), publicou nesta quarta-feira, 2/7, o edital Ocupa Goiás. Ele prevê a seleção de projetos culturais que ocuparão espaços públicos em Goiás, entre eles, espaços do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), como o Centro Cultural Trabalhista e a esplanada da praça do tribunal, no Setor Bueno, em Goiânia. A iniciativa inédita é resultado de parceria firmada entre o TRT-GO e a Secult Goiás, com o objetivo de transformar a sede da Justiça do Trabalho em um novo polo de cultura e convivência na capital. Artistas interessados podem inscrever seus projetos até 14 de julho.
Com investimento total de R$ 1,2 milhão do Fundo de Arte e Cultura (FAC), o edital contempla duas categorias. A primeira delas destina-se à ocupação do TRT-GO, com a seleção de 14 projetos nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro, que serão apresentados nos espaços do Complexo Trabalhista. O local oferecerá infraestrutura técnica básica, como iluminação, sonorização e microfones.
As propostas devem ser inscritas na plataforma Baru e precisam apresentar, entre outros documentos, link com o espetáculo completo (exceto artes visuais), currículo dos envolvidos e proposta da ação formativa. Projetos que não incluírem toda a documentação exigida serão desclassificados.
A segunda categoria contempla 20 projetos para ocupação artística de praças e parques públicos nas cidades de Aparecida de Goiânia e Jaraguá. Os interessados devem se inscrever pela plataforma Baru, apresentando documentação obrigatória como o link do espetáculo completo (exceto artes visuais), currículo da equipe e proposta da ação formativa. Projetos incompletos serão desclassificados.
Cada uma das categorias respeita critérios de cotas para garantir diversidade e inclusão, com vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência, conforme estabelecido no edital.
O edital completo e os anexos estão disponíveis no site da Secult e na plataforma Baru.
A inclusão da sede do TRT-GO no Ocupa Goiás é uma das ações resultantes da parceria entre o Tribunal e a Secult Goiás, firmada em maio de 2024. Outras iniciativas viabilizadas por meio dessa cooperação foram a exibição de um documentário produzido pelo Centro de Memória do TRT-GO durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) de 2024 e a inauguração do Centro Cultural Trabalhista, que contou com dezenas de obras doadas pela Secult Goiás.
A parceria foi firmada para benefício de ambas as instituições e, sobretudo, com benefícios a toda a sociedade goiana. Yara Nunes, secretária de cultura, destacou que a parceria é pioneira entre os tribunais do país e visa ampliar o acesso à cultura e promover a cidadania por meio da arte. “A ideia é democratizar os espaços e também criar um ambiente mais acolhedor, que possa até mesmo impactar positivamente no clima das audiências”, afirmou.
O presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, celebrou mais essa ação da parceria com o edital Ocupa Goiás e ressaltou o papel social da Justiça do Trabalho. “Queremos que o Tribunal também seja um espaço de convivência, de expressão e valorização da cultura local.”
WF/LB
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br