Projeto TRT em Ação: administração realiza diagnóstico das VTs do interior sobre condições de trabalho

ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Várias pessoas em pé em frente à Vara do Trabalho de Quirinópolis. Acima, no prédio, a logomarca da Justiça do TrabalhoDesde o início de fevereiro deste ano, uma equipe do TRT, comandada pelo diretor-geral, Álvaro Resende, visita as unidades judiciárias do interior com uma missão: encurtar distâncias entre a administração e as varas e postos avançados para garantir qualidade de vida no trabalho a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Esse é o objetivo do projeto TRT em Ação, que já visitou 19 localidades do interior nos últimos quatro meses. (Confira a lista das unidades visitadas aqui)

“Chegamos pela garagem, entramos pela cozinha e já avistamos a copeira para um cafezinho, uma aproximação. A ideia é ouvir todos e temos recebido pedidos variados”, afirmou Álvaro Resende. A visita não tem formalidade e no bate-papo as pessoas vão se abrindo, disse. Álvaro segue o projeto acompanhado do chefe do Núcleo Administrativo da Secretaria-Executiva da DG, Mário Alfredo Xavier, da diretora da Secretaria de Manutenções e Projetos, Cássia Kafuri, do chefe da Divisão de Engenharia Civil, Paulo de Castro. Também acompanharam algumas edições os engenheiros Armando Rassi e Raphael Kratka.

As últimas visitas contaram com a presença do presidente do TRT, desembargador Geraldo Nascimento. Ele conseguiu uma brecha na agenda para acompanhar o projeto nas Varas de Goiatuba e Quirinópolis e Foro de Itumbiara, nos dias 20 a 22 de maio. “Eu chamo esse projeto de ‘caravana’ e essa visita ao sul de Goiás foi uma experiência muito agradável. Senti como os magistrados e servidores ficam satisfeitos com a presença da administração. É uma maneira de prestigiar o trabalho de todos e levantar as suas necessidades em relação às condições de trabalho”, assinalou o presidente.

Várias pessoas em pé posando para a foto numa sala

Equipe do TRT em Ação na VT de São Luís de Montes Belos

Ele acrescentou que a administração chega nas unidades com um olhar diferente e que o projeto veio para ficar. “Tenho recebido vários elogios dos juízes sobre as visitas”, concluiu.

“O nosso olhar não é de manutenção, mas um olhar mais crítico do que podemos melhorar em cada vara ou posto avançado e o objetivo é que todas as VTs tenham os mesmos serviços e condições de trabalho iguais”, acrescentou Álvaro Resende. Ele mencionou que, às vezes, um detalhe faz a diferença, detalhes que importam.

“O que faria a senhora feliz hoje?”, pergunta Álvaro a uma copeira em uma das visitas. Ela responde, depois de relutar e ser encorajada a falar: “Uma geladeira nova”, diz a moça. O pedido foi atendido após a equipe verificar que, embora a geladeira estivesse funcionando, era bem velha, tinha gasto de energia excessivo e estava enferrujada.

Esse é um dos exemplos citados pela equipe do TRT em Ação, que também recebe pedidos de lotação, funções e melhorias gerais. Um que chamou a atenção foi o pedido de um secretário de audiência. “Gostaria de uma salinha para descansar uns minutos após o almoço”. Todos se entreolharam com a coragem do rapaz, mas ele explicou: “Almoço em cima do teclado e logo tenho que recomeçar o trabalho, se tivesse um lugar para almoçar mais tranquilo seria bom pra descansar um pouco”. Pedido atendido.

Várias pessoas em pé de fora de um prédio, posando para a foto

Equipe do TRT em Ação na VT de Ceres

A administração também vai autorizar o pagamento de diária para o oficial de justiça que se desloca para um local distante e tem que continuar a realizar o trabalho no dia seguinte na mesma localidade. Para ele não ter que voltar para a sede da jurisdição no fim do dia, o TRT vai autorizar o pagamento de uma diária. Em São Luís de Montes Belos, por exemplo, a equipe levantou a necessidade de reconstruir e modernizar a sede da VT, com uma ampla reforma. Também haverá uma grande intervenção na sede de Valparaíso.

Segundo o diretor-geral, os pedidos que demandam estudo técnico já estão em andamento e o que pode ser decidido na hora já é autorizado pela administração. “Para cada unidade é aberto um processo no Proad e o diretor de Secretaria passa a ser o fiscal das melhorias”, informou. Ele acredita que até o fim do ano os bens e equipamentos solicitados já estejam nas unidades. “Em todas as unidades que eu entrei, saí uma pessoa melhor. Tudo começa aqui, é a porta de entrada da Justiça do Trabalho. Não há nada que pague essa conversa olho no olho”, concluiu.

Depoimentos
Pessoas sentadas ao redor de uma mesa oval

Caldas Novas

A juíza Ceumara Soares, titular da VT de Quirinópolis, em post nas redes sociais, parabenizou a administração do TRT-18 e a Diretoria-Geral “por esta louvável iniciativa, que tem potencial de resolver problemas e melhorar a qualidade de trabalho (e, consequentemente, de vida) daqueles que atuam no interior, o que acaba por refletir, também, em melhorias na prestação jurisdicional, grande objetivo de todos nós”.

O juiz Quéssio Rabelo, titular da VT de Goianésia, enviou mensagem ao presidente Geraldo Nascimento ressaltando que a visita impactou muito positivamente a ele e a todos os servidores da Vara do Trabalho. “Fico sinceramente grato e orgulhoso de pertencer a um Tribunal que se preocupa e busca atender, da melhor forma possível, as justas expectativas de seus magistrados e servidores. Meus efusivos cumprimentos pela atenção e apoio de sua administração que, certamente, entrará para a história de nosso TRT-18 como uma das melhores e mais democráticas”.

O juiz Cleber Sales, titular da VT de Ceres, também registrou a visita do TRT em Ação nas redes sociais. Ele destacou “a louvável iniciativa da Administração visando aproximar os diversos níveis administrativos em prol da nossa missão maior: prestar jurisdição em tempo hábil e de modo eficiente”. Acrescentou, no mesmo post, agradecimento público pela atenção dispensada e pelas providências que virão.

O juiz Lucas Miranda Sá, da Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos, também parabenizou o desembargador Geraldo Nascimento e o diretor-geral Álvaro Resende pela iniciativa. “A presença do Álvaro e da equipe em São Luís e no Posto Avançado de Iporá foi uma iniciativa grandiosa do TRT. Além da aproximação dos servidores com a alta administração do tribunal, que se traduz em fortalecimento do sentimento de pertencimento, a presença física do Álvaro na unidade permitiu um contato direto com as dificuldades do dia a dia, que muitas vezes não são compreendidas quando colocadas no papel, no Proad. Então, fica aqui o registro da minha imensa satisfação com mais uma iniciativa do TRT”.

Confira aqui as unidades judiciárias já visitadas. A equipe do TRT em Ação está hoje (4/6) na Vara do Trabalho de Mineiros e visitará, em seguida, as VTs de Jataí (5/6), e de Rio Verde (6/6). Abaixo, registro do projeto em algumas unidades. Na sequência, 1ª e 2ª VTs de Itumbiara, Goiatuba, Palmeiras, Quirinópolis e Valparaíso.

FV/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Trabalho Seguro, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.