Programa Trabalho, Justiça e Cidadania retoma atividades em 10 escolas da rede municipal de Goiânia

Glossário Jurídico

Crianças reunidas em foto com os palestrantesA Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, no Jardins do Cerrado 1, em Goiânia, foi a primeira unidade contemplada com as ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, um projeto nacional realizado pela Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra). Em Goiás, as ações são conduzidas pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18) em parceria com o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e Ministério Público do Trabalho (MPT) e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Segundo a juíza Laiz Alcântara, coordenadora do projeto pela Amatra, o Programa TJC visa aproximar magistrados, advogados e procuradores da comunidade e plantar a semente do conhecimento e reflexão para que as crianças semeiem dignidade na sua família e no seu futuro. “Ansiamos por ajudar na formação de cidadãos e trabalhadores conscientes de seus direitos e deveres, pois temos convicção que assim toda a sociedade colherá bons frutos”, salientou a magistrada.

Apresentação da peça

Apresentação da peça “Emprego Novo”, com a atriz Marília Ribeiro, com direção de Samuel Baldani

As edições deste ano contam com a apresentação de uma peça de teatro “Emprego Novo”, que fala sobre o mundo do trabalho e direitos humanos. A ideia é levar informação de forma lúdica a crianças e adolescentes sobre cidadania e direitos e esclarecer dúvidas sobre as relações de trabalho.

Durante o encontro, as crianças e adolescentes do ensino fundamental também recebem uma cartilha que apresenta noções de cidadania e direito de forma didática e descomplicada. Junto com os professores, elas acessam a cartilha e tiram dúvidas com os juízes, procuradores e advogados que se voluntariam no projeto.

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
Participaram da primeira edição do TJC o presidente da Amatra18, Fernando Rossetto, a juíza Laiz Alcântara, coordenadora do projeto pela Amatra, o presidente do IGT, Gustavo Oliveira, e Thaynnara Ferro e Alice Ulhoa, diretoras do IGT

Participaram da primeira edição do TJC o presidente da Amatra18, Fernando Rossetto, a juíza Laiz Alcântara, coordenadora do projeto pela Amatra, o presidente do IGT, Gustavo Oliveira, e Thaynnara Ferro e Alice Ulhoa, diretoras do IGT

O programa é uma iniciativa da Anamatra desde 2004. É desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras, Associações de Magistrados de cada Estado ou região do país. Mais de 150 mil pessoas já foram alcançadas pelo programa, incluindo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa, juízes do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, Ética e Cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Como se voluntariar
Cartilha da Anamatra

Cartilha da Anamatra

Juízes, servidores, procuradores, advogados e demais interessados em se voluntariar para participar das atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania devem entrar em contato com a Amatra-18 pelo telefone (62) 3222-5336 ou pelo e-mail secretaria.amatra18@gmail.com

Confira a seguir as outras nove instituições que receberão as ações pedagógicas do programa. As datas podem ser alteradas:

Escola Municipal Renascer (22/04)
Escola Municipal José Viana (20/05)
Escola Municipal Presidente Vargas (17/06)
Escola Municipal Dona Rosa Martins Perim (19/08)
Escola Municipal Professora D’alka Leles (23/09)
Escola Municipal Jaime Câmara (21/10)
Escola Municipal Itamar Martins Ferreira (18/11)
Escola Municipal de Tempo Integral Silene de Andrade (a definir)
Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro (a definir)

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.