Plano de Gestão para o biênio 2021/2023 do TRT-18 contempla a continuidade e inovação administrativas

Glossário Jurídico

O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18) divulgou o Plano de Gestão do TRT-18 para o biênio 2021/2023. São propostas que servirão de norte para a Administração, cujo lema é CONTINUIDADE e INOVAÇÃO! Um plano de gestão é um instrumento dinâmico, que busca acompanhar os projetos institucionais, por um período de tempo determinado. No TRT-18, esse período é de dois anos e quem faz o acompanhamento dos projetos é a Secretaria-Geral de Governança e Estratégia do Tribunal.

Fundamentado nas premissas do planejamento estratégico e estruturado em objetivos, metas e ações, o Plano de Gestão visa principalmente estabelecer uma administração harmônica com as políticas de expansão e de desenvolvimento da Instituição, ou seja, gerencia as ações internas do Tribunal.

Como uma das características marcantes da Administração do TRT-18, a continuidade administrativa orientou o desenvolvimento do plano de gestão para o biênio 2021/2023, aproveitando diversas contribuições do plano de gestão do biênio anterior. Além dessas propriedades, o plano também trouxe elementos de inovação, principalmente a digital, acelerada pelos impactos da pandemia da covid-19.

Outras ferramentas também influenciaram o atual plano, como por exemplo as deliberações das reuniões do Comitê de Governança e Gestão Participativa (CGOV), estudos comparativos (benchmarking) com outros órgãos públicos das mais variadas esferas de governo, reuniões entre integrantes da Administração atual e, por fim, propostas dos gestores para o biênio 2021-2023.

E com esse arsenal de instrumentos, as iniciativas adotadas para o biênio 2021/2023 foram selecionadas. São propostas alinhadas aos macrodesafios do Poder Judiciário, aos objetivos estratégicos da Justiça do Trabalho e do TRT-18, que contribuirão decisivamente para o alcance da missão do Tribunal junto à sociedade.

Foram traçadas cinco linhas de atuação, sendo a primeira delas a busca do aprimoramento do papel do Tribunal como instituição pacificadora dos conflitos decorrentes de trabalho no Estado de Goiás. A segunda busca consolidar o Sistema de Governança Institucional (SGI), por meio da evolução das práticas e controles de governança estabelecidos, a fim de alcançar melhores resultados em prol da sociedade goiana.

Com reflexos em todo o ambiente global, a terceira iniciativa traz à tona a integração da Agenda 2030 de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do estabelecimento de um conjunto de ações afirmativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A principal diretriz dessa iniciativa é a Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT da 18ª Região.

A quarta linha de atuação está direcionada para a parte viva da instituição: as pessoas. Principal patrimônio do Tribunal, o capital humano receberá aprimoramento em todos os processos relacionados à política de governança e gestão de pessoas. Para tanto, a Gestão 2021-2023 continuará investindo no aperfeiçoamento constante da gestão de pessoas, notadamente no aprimoramento da gestão da saúde de magistrados e servidores, provendo, na medida do possível, as melhores condições de trabalho para que o Tribunal tenha efetividade no cumprimento da sua missão institucional.

A quinta e última atuação da Administração para 2021/2023 reflete a Revolução Industrial 4.0 e a conexão digital mais rápida e exigente. Assim, o uso da tecnologia, a otimização dos processos e a adaptação de competências e de estruturas permitirão a essa Gestão aprimorar a atividade pública, com a busca de resultados que precisam ser obtidos para dar respostas assertivas às necessidades da sociedade.

Confira aqui a íntegra do Plano de Gestão do TRT-18 para 2021/2023.

Comunicação Social com informações da Secretaria-Geral de Governança e Estratégia (SGOVE)

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