Ministro Caputo Bastos conhece Centro de Conciliação do TRT-18 e visita Escola Judicial

Glossário Jurídico
Juízes e diretoria do Cejusc receberam o ministro corregedor-geral na manha de 29/3

Juízes e diretoria do Cejusc receberam o ministro corregedor-geral na manha de 29/3

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, e sua equipe visitaram o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) na manhã desta terça-feira (29/3). O ministro conheceu as instalações do Centro, localizado no segundo andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, as quais estão sendo ampliadas para melhor atendimento do fluxo de audiências. O coordenador do Cejusc, juiz Eduardo Thon, explicou ao ministro como são os atuais formatos das audiências de conciliação e como o Centro está se adaptando para o retorno das atividades presenciais.

Eduardo Thon explicou ao ministro e à equipe que o acompanha todo o funcionamento do Centro em Goiânia, incluindo a parceria existente entre a unidade e todas as varas do trabalho da capital. “Essa parceria permite o andamento mais rápido do processo. Quando não há conciliação, as partes já saem notificadas da data de audiência de instrução, de forma que haja a condução mais célere possível do processo trabalhista”, contou o juiz.

Juiz Eduardo Thon fala aos presentes na reunião

Juiz Eduardo Thon fala aos presentes na reunião

Thon mencionou as adequações necessárias que o Cejusc irá empreender para aplicar o Juízo 100% Digital, uma previsão do Conselho Nacional de Justiça contida na Resolução CNJ 345/2020 e regulamentada no TRT pela Portaria TRT-18 896/2021. O Juízo 100% Digital é uma modalidade que permite que todos os atos processuais, incluindo  as audiências, sejam realizados exclusivamente por meio eletrônico. Assim, o cidadão pode ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente nos fóruns. O magistrado pontuou o diálogo constante com a Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra) e a OAB-GO.

Sobre o Cejusc do 2º Grau, o juiz explicou que há um projeto de implantação da unidade, nos moldes do que é adotado pelo  TRT-12 (SC).

Corregedor-geral e equipe visitaram a sala de espera do Cejusc

Corregedor-geral e equipe visitaram a sala de espera do Cejusc

O desembargador Daniel Viana Júnior, presidente do TRT-18, o desembargador Geraldo Rodrigues, vice-presidente e corregedor regional do tribunal, e a juíza Eunice de Castro, acompanharam a visita do ministro pela manhã ao Centro de Conciliação.

Escola Judicial

Corregedor-geral e diretores da Ejud em reunião

Corregedor-geral e diretores da Ejud em reunião

À tarde, o ministro Caputo Bastos visitou a Escola Judicial do TRT-18 (Ejud 18). Acompanhado de sua equipe, o corregedor-geral reuniu-se com a diretora da Escola, desembargadora Iara Rios. Participaram ainda o coordenador pedagógico, juiz Rodrigo Dias, o secretário-executivo, Gil César, a chefe do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Keyla Fonseca, os desembargadores Daniel Viana Júnior e Geraldo Rodrigues, respectivamente, presidente e vice-presidente do TRT, e o diretor-geral do tribunal, Álvaro Resende.

Ministro Caputo Bastos visita sala de aula que passará por reforma

Ministro Caputo Bastos visita sala de aula que passará por reforma

A diretora da Ejud apresentou relatório com informações relativas aos cursos oferecidos pela Escola e ao número e gênero de participantes. A desembargadora Iara Rios ressaltou a realização de cursos de pós-graduação, como o de Direito Constitucional e Administrativo, que está em andamento, e falou das obras de reforma para melhor atender aos alunos com a volta das atividades presenciais. Ela citou a troca da iluminação e dos pisos das salas de aula, a melhoria do sistema de som e a compra de mobiliário novo.

Administração do TRT e diretoria da Ejud estiveram na reunião com o corregedor-geral

Administração do TRT e diretoria da Ejud estiveram na reunião com o corregedor-geral

No fim da reunião, o ministro Caputo Bastos disse que a impressão que ele teve da Ejud 18 foi a melhor possível e que chamou-lhe a atenção a quantidade e a qualidade dos cursos que são oferecidos. “A Escola possivelmente merecerá, na ata de correição, alguma menção elogiosa porque realmente está funcionando dentro do espírito que a Escola tem que funcionar, da formação dos nossos servidores e magistrados, com uma participação efetiva de ambas as categorias. Isso é o que a gente espera: uma Escola que trabalhe para o nosso público e com assuntos que sejam de interesse dos nossos grupos, além de propiciar encontros como o Café e Roda de Conversa sobre Mulheres Inspiradoras, dentro das comemorações do Dia da Mulher. Foi uma visita muito agradável. Estão de parabéns todos os envolvidos”, frisou.

Leitura da ata

A correição no TRT-18 será encerrada nesta sexta-feira, 1º/4, com a leitura da ata correicional às 10h. A solenidade será híbrida, podendo ser acompanhada presencialmente no Plenário Ipê do Complexo Trabalhista de Goiânia ou pela internet, no canal do TRT Goiás no youtube.

Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.