Ministra Cármen Lúcia ressalta o trabalho como valor na construção da dignidade humana durante abertura do 73º Conematra 

Publicado em: 16/06/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Foto de um grande grupo de pessoas posando para uma foto no palco do auditório Goyazes do TRT-GO. Elas estão de pé, posicionadas lado a lado em duas fileiras que se estendem pelo palco.

19/06/2023 – Atualizada com o álbum de fotos do segundo dia do 73º Conematra

Ao fazer a palestra de abertura da 73ª reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), sediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, a ministra do STF Cármen Lúcia destacou que o trabalho mudou a feição do Direito Constitucional e passou a ser enaltecido no constitucionalismo contemporâneo, com a valorização do constitucionalismo social, especialmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988. 

A ministra confrontou o hiperliberalismo, extremamente perverso, que cria o desemprego com o trabalho como forma de “igualação”, na garantia de existência digna ao ser humano. “Nós nos dotamos de humanidade com o trabalho que realizamos e para que tenhamos condições de ser mais fraternos”, afirmou Cármen Lúcia ao falar da automação. Para ela, o trabalho não vai acabar, mas é preciso garantir senso crítico e domínio sobre as novas tecnologias. “Não há tela que substitua o olho humano”, ressaltou.

Foto colorida da ministra Cármen Lúcia aparecendo em um telão no fundo do palco do auditório Goyazes. Trata-se de uma mulher branca com cabelo liso e grisalho na altura do ombro. A mulher veste blazer preto e utiliza um fone de ouvido com fio branco. À frente, no palco, estão dispostas três poltronas, duas mesas laterais e uma mesa ao centro.A ministra reafirmou seu apreço pelo Direito do Trabalho e o papel do Direito para se garantir uma sociedade verdadeiramente democrática. “O trabalho é núcleo fundamental do Direito brasileiro resguardado no artigo 5º da Constituição Federal”. 

Também comentou a exploração da força de trabalho. “Trabalho é valor e escravidão é crime, duas coisas impossíveis de estarem juntas”, salientou. Por fim, ressaltou que a ausência de trabalho deixa as pessoas envergonhadas, fragilizadas e que é papel do Direito, da economia e da política tirar as pessoas da condição de vulnerabilidade social. “O constitucionalismo social está comprometido com a dignidade humana, princípio basilar do constitucionalismo contemporâneo”, afirmou.

Autoridades

Foto de três desembargadores durante ocorrência do evento. Eles estão sentados ao redor de uma mesa central, em três poltronas brancas dispostas no palco. Estão vestidos formalmente, com terno e se direcionam para a plateia. Atrás dos homens há um grande telão projetando o texto "Sejam bem-vindos". O presidente do Conematra, desembargador Leonardo Pacheco, do TRT-1, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento no aprimoramento da atuação das escolas judiciais. “É uma honra participar de um evento com tanta gente capacitada e é uma grande expectativa realizar o Conematra no Brasil central como presidente pela primeira vez”, assinalou.

Os desembargadores Platon Teixeira Filho, diretor da Ejud 18, e Geraldo Nascimento, presidente do TRT-18  e anfitrião do evento, também cumprimentaram os presentes e reforçaram o papel das escolas judiciais no aperfeiçoamento do conhecimento jurídico dos servidores e magistrados da Justiça Trabalhista.

Foto da plateia durante abertura do 73º Conematra Após a palestra de Cármen Lúcia, o evento do Conematra seguiu com apresentações culturais do Grupo de Catira da Associação dos Catireiros, Violeiros e Foliões de Aparecida de Goiânia e do cantor Thiago Nandes. Na ocasião, foi realizada também a abertura da exposição coletiva “Singularidade Lírica” com obras de artistas da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV). A visitação é gratuita e pode ser feita até 30/6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia.

A 73ª reunião do Conematra reúne até esta sexta-feira (16/6) diretores, coordenadores acadêmicos, secretários executivos das escolas judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e TST numa extensa programação que inclui oficinas e discussões sobre educação, inovação e boas práticas. Confira a programação do evento.

Conematra

O Conematra é uma entidade de âmbito nacional, constituída por Escolas Trabalhistas Judiciais e Associativas, que tem o objetivo de promover estudos e intercâmbio de experiências visando a seleção e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores. O 73º Conematra tem como tema “Inovação e planejamento nas Escolas Judiciais”.

Confira a galeria de fotos da abertura do 73º Conematra.

Confira o álbum de fotos do segundo dia do 73º Conematra.

FV/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br