Lançada pedra fundamental da nova sede da Justiça do Trabalho na cidade de Goiás

ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
imagem mostra o presidente do TRT-GO Geraldo Nascimento discursando

Presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento

A cidade de Goiás, antiga capital do Estado, vai contar com uma nova sede da Justiça do Trabalho. A administração do Tribunal realizou o lançamento da pedra fundamental de construção da nova unidade judiciária na tarde desta terça-feira, 3/9, em terreno localizado na Avenida Deusdete Ferreira de Moura. Durante a solenidade, o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, ressaltou que a obra oferecerá um “ambiente focado na acessibilidade, na sustentabilidade e no bem-estar dos usuários, e certamente proporcionará benefícios econômicos e ambientais ao empreendimento, que possui localização privilegiada”.

Geraldo Nascimento explicou que o lote onde a obra será construída foi doado pelo Estado de Goiás e está localizado em frente à Subseção da OAB e ao lado do Hotel Sesc Vila Boa. Segundo ele, a previsão é que a nova sede seja entregue em 2026. “A população da cidade vai receber uma estrutura cuidadosamente projetada para atender melhor e de forma mais eficiente à única razão de ser de um órgão do Estado: o cidadão”, destacou. Para ele, o lançamento da pedra fundamental da nova sede da VT de Goiás simboliza o agradecimento do TRT-GO às parcerias firmadas com o Estado de Goiás, OAB, Secretaria do Patrimônio da União e Juízes do Trabalho locais.

Projeto
maquete do projeto da nova sede da Vara do Trabalho de Goiás

Projeto arquitetônico da nova sede da Vara do Trabalho de Goiás. Previsão é que seja inaugurado em 2026

Conforme o anteprojeto arquitetônico, a nova unidade terá 470 m² de área construída em um terreno total de 2.600 m². Ela vai substituir a sede atual da Vara do Trabalho da cidade de Goiás, construída em 1992 e localizada na Praça Brasil Caiado. O atual imóvel é tombado e, portanto, apresenta limitações para receber reformas para acessibilidade do imóvel, entre outras necessidades.

De acordo com a equipe responsável, o anteprojeto da nova sede tem a chancela do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, e será construída dentro dos padrões de patrimônio histórico, com telhas de barro e janelas diferenciadas.

imagem mostra as instalações da atual Vara do Trabalho de Goiás

Edificação atual da Vara do Trabalho de Goiás, localizada na Praça Brasil Caiado

Com a aprovação do anteprojeto, o próximo passo será a elaboração do projeto executivo, que envolve a estrutura, a parte elétrica e hidráulica. Em seguida, será realizada a contratação da obra. O projeto, que segue todas as especificações da Resolução 70/2010 do CSJT, terá custo de R$ 1,7 milhão para sua execução.

As novas instalações deverão atender melhor a demanda dos 17 municípios da jurisdição. Durante a solenidade, o vice-presidente do TRT-18, desembargador Eugênio Cesário, ressaltou que os habitantes destas cidades sabem que “têm aqui uma justiça em que podem confiar, em que podem buscar justiça”.

O desembargador, que também é corregedor, destacou a produtividade da Vara do Trabalho da cidade de Goiás, que julgou mais de 2,2 mil processos no ano passado e conseguiu conciliar em 82% dos processos, o maior índice de conciliação das varas trabalhistas do estado.

A VT de Goiás figura na 19ª posição nacional no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre 260 varas do trabalho com a mesma movimentação processual.

imagem mostra autoridades presentes no lançamento da pedra fundamental da nova VT de Goiás

Autoridades que prestigiaram o lançamento da pedra fundamental da nova sede da VT de Goiás

Também estiveram presentes à solenidade o subprocurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Felix Gross, representando o governador em exercício, Daniel Vilela; o procurador-chefe do MPT em Goiás, Alpiniano Lopes; o conselheiro seccional da OAB, Reginaldo Filho; o presidente da OAB – subseção Goiás, Murillo Dantas; o juiz da VT de Goiás, Whatmann Iglesias; o diretor-geral do TRT-18, Álvaro Resende; o secretário-geral da presidência, Humberto Ayres, além de advogados da região e servidores da VT de Goiás.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.

LN/LC

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Institucional, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.