Justiça do Trabalho em Goiás promove ações de combate ao trabalho infantil

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Foto de dezenas de alunos reunidos com professores, juízes e representantes de associações em um pátio de escola

Última edição do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” em escola municipal no Jardins do Cerrado 1, em Goiânia

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), apoia diversas ações para conscientizar e divulgar as consequências sociais sobre o trabalho infantil. Este ano, além de aderir ao tuitaço promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) com a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil, haverá uma projeção especial com o slogan da campanha na parede do prédio Ialba-Luza, no Complexo Trabalhista em Goiânia, na noite desta sexta-feira, 10/6. O objetivo é chamar a atenção da sociedade goiana para o problema e convidar todos a assumirem o papel de agente transformador da realidade das crianças brasileiras.

O PCTIEA ainda apoia as ações do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC), um projeto nacional realizado pela Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra). Em Goiás, as ações são conduzidas pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18) em parceria com o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME).

O juiz do trabalho Alexandre Piovesan, integrante do PCTIEA, afirmou que as ações do TJC buscam conscientizar que “somente a educação é capaz de romper um ciclo de pobreza. Portanto, lugar de criança é na escola, e não no trabalho”. 

“Trabalho, Justiça e Cidadania” em Goiás

O programa conta com visitas às escolas municipais de Goiânia, quando há a apresentação da peça ”Emprego Novo”, uma forma lúdica de apresentar o mundo do trabalho e dos direitos humanos. Após o teatro, professores e alunos têm a oportunidade de conversarem e tirarem dúvidas com os juízes, procuradores e advogados que se voluntariam no projeto. 

Durante o encontro, as crianças e adolescentes do ensino fundamental também recebem uma cartilha que apresenta noções de cidadania e direito de forma didática e descomplicada.

A próxima apresentação será no dia 24 de junho, na Escola Municipal Presidente Vargas, em que mais de 300 estudantes do ensino fundamental serão beneficiados pela iniciativa. A palestra será conduzida pela juíza Wanessa Vieira.   

Kit para os estudantes com alcool em gel, cartilhas, cadernos, camisetas, máscaras e porta-trecosOs estudantes, depois da peça, receberão um kit elaborado pelo PCTIEA contendo camiseta, máscara, caderno, cartilha e estojo.

Programa nacional Trabalho, Justiça e Cidadania

O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) desde 2004. É desenvolvido regionalmente pelas Associações de Magistrados (Amatras) de cada estado ou região do país. Mais de 150 mil pessoas já foram alcançadas pela iniciativa, incluindo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa, juízes do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, Ética e Cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Entre as ações realizadas, o programa possibilita a visita dos alunos a instituições do Poder Judiciário, entre outras atividades das quais os estudantes participam com o acompanhamento de professores e juízes. Outro instrumento utilizado pelo programa é a Cartilha do Trabalhador. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.

Como se voluntariar 

Juízes, servidores, procuradores, advogados e demais interessados em se voluntariar para participar das atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania devem entrar em contato com a Amatra18 pelos telefones (62) 3285-4863/5337 ou pelo e-mail secretaria.amatra18@gmail.com

Saiba mais

Acesse a notícia sobre última edição do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” em Goiás.
Acesse a página do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” no TRT-18.


Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.