Juízo 100% digital e cursos online abertos ao público são algumas iniciativas do TRT implantadas em 2021. Veja outras novidades

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A implantação do Juízo 100% digital e o procedimento de intimação das partes pelo WhatsApp são algumas ações constantes do Relatório de Iniciativas 2021, elaborado pela Secretaria-Geral de Governança e Estratégia a partir da contribuição de diversas unidades do Tribunal, que listaram as principais ações concluídas no primeiro semestre de 2021. O documento fornece uma visão geral do desempenho do Tribunal nas áreas judiciária e administrativa com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão e a qualidade de vida dos que trabalham no TRT.

Com relação à capacitação, a Escola Judicial do TRT (Ejud18) conseguiu realizar 52 eventos on-line no primeiro semestre do ano, sendo 30 com a participação do público, como advogados, procuradores, estudantes e professores. Os treinamentos abordaram temas relevantes e atuais para a formação de magistrados, servidores e público em geral, como os reflexos da pandemia nas relações de trabalho, diversidade e inclusão, Gig Economy entre outros. Foram mais de 4 mil certificados emitidos pela Ejud 18, mais de mil para a comunidade.

Mensagem em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio

Tecnologia
Uma das iniciativas na área de Tecnologia foi a finalização da instalação de toda infraestrutura de TI necessária para o funcionamento dos computadores no Complexo Trabalhista, incluindo vários pontos de acesso de rede sem fio. Também foi criado o Setor de Segurança Operacional com o objetivo de mitigar a possibilidade de invasão por hackers nos sistemas do TRT. O setor utiliza diversas medidas de segurança na autenticação de usuários e faz o monitoramento em tempo real de comportamentos suspeitos no ambiente informatizado do Tribunal.

Ainda no primeiro semestre, foi implantado o PJE Mídias, que disponibiliza a gravação das audiências em um ambiente seguro, além de adotada a ferramenta Zoom, que permite uma padronização das audiências e sessões de julgamento.

Juiz Antônio Gonçalves Pereira em entrevista à jornalista Fabíola Villela, no Programa Hora Extra, produzido pela Comunicação Social do TRT-18

Outros destaques
Na área da comunicação, o TRT fechou parceria com a TV UFG para a exibição sem ônus do Programa Hora Extra, que já é veiculado na Fonte TV, TV Justiça e TV Assembleia. O Tribunal também passou a utilizar a fachada de um dos seus prédios para a projeção de imagens e frases de impacto, reforçando seu compromisso social e aprimorando seu relacionamento com a sociedade.

O TRT também regulamentou o Balcão Virtual, plataforma permanente de videoconferência para atendimento ao público, simulando no ambiente virtual o atendimento presencial durante o horário de expediente.

Nas Varas do Trabalho de Caldas Novas e Catalão foram instaladas energia fotovoltaica, com o objetivo de reduzir os valores gastos com custeio. Por ser uma energia de fonte limpa e renovável, a iniciativa também contribui para a redução do impacto local sobre o meio ambiente.

Por fim, ainda no primeiro semestre, foi aprovado o Plano Estratégico 2021-2026 com a definição das metas a serem alcançadas nesse período, e o Plano de Gestão 2021-2023, com as iniciativas a serem priorizadas nessa gestão. Ainda foi destaque a elaboração da primeira versão do Plano de Continuidade de Negócios, que prepara as unidades do TRT para lidar com a ocorrência de possíveis incidentes que acarretem a interrupção de atividades prioritárias.

Para visualizar o relatório completo, com todas as iniciativas do primeiro semestre de 2021, clique aqui

Comunicação Social / TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Jurídicas, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.