Monitoramento
O Mapa Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, apresenta um conjunto de “objetivos estratégicos” equilibrados em diversas perspectivas, interligados por relações de causa e efeito e gerenciados por indicadores de resultados. É a ferramenta que apresenta, de forma lógica e estruturada, a estratégia de atuação do TRT da 18ª Região, no período de 2021 – 2026.
Objetivo estratégico “Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira” – Tema Orçamento e Finanças
Nessa perspectiva, foram definidos 02 (dois) indicadores para acompanhar o grau de cumprimento do objetivo estratégico “Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira”, cujo detalhamento pode ser acessado aqui: Índice de Cumprimento da Emenda Constitucional nº 95/2016 – ICE95 e Índice de Execução das Dotações para Despesas Discricionárias – IEDD.
Esses indicadores são anuais, porém a periodicidade de apuração é mensal e bimestral, respectivamente.
Na última medição foram apurados os seguintes resultados:
Para conhecer a íntegra dos resultados dos indicadores do Planejamento Estratégico Institucional, dos exercícios anteriores, clique aqui.
Objetivo estratégico “Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira” – Tema Contratações
O Plano de Contratações Anual (PCA) é um dos instrumentos da governança orçamentária e de contratações. Tem como indicadores de desempenho o Índice de Descumprimento do Plano Anual de Contratações, que mede o número de contratações previstas no PCA que não foram iniciadas e/ou concluídas conforme previsto no cronograma aprovado, e o Índice de Contratações fora do Plano Anual de Contratações, que mede o percentual de contratações fora do PCA. A meta é anual e limitada à 20%.
Perfil de Governança e Gestão Orçamentária e de Contratações
Tribunal de Contas da União (TCU) realiza levantamentos para conhecer a situação da governança no setor público, evidenciando os seus pontos forte e oportunidades de melhorias.
A partir do ciclo de 2017, o TCU consolidou em um só instrumento de autoavaliação os temas de governança pública, tecnologia da informção, pessoas e contratações. Em 2019, o questionário foi revisado e atualizado, destacando a inclusão do tema gestão orçamentária.
Já em 2024, a apuração passou a ser feita considerando a adesão das organizações públicas federais e de outros entes jurisdicionados ao TCU em relação às práticas ESG – Environmental, Social and Governance. Assim, surge o iESGo (Índice ESG), que aborda os seguintes temas:
- Liderança
- Estratégia
- Controle
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação
- Gestão de Contratações
- Gestão Orçamentária
- Sustentabilidade Ambiental
- Sustentabilidade Social
Nesse último ciclo de avaliação o TRT da 18ª Região alcançou os seguintes resultados quanto aos índices relacionados a governança e gestão orçamentária e de contratações:
- iGovContratações (índice de governança e gestão de contratações) – 75,1%
- iGestContrat (índice de gestão de contratações) – 58,1%
- iGovOrcament (índice de governança e gestão orçamentárias) – 94,0%
- iGestOrcament (índice de gestão orçamentária) – 95,0%
Confira a íntegra dos resultados obtidos pelo TRT da 18ª Região: