Gestão de Riscos
Risco pode ser entendido como a possibilidade de algo acontecer e ter impacto nos objetivos, podendo ser nos objetivos de um projeto específico, de um processo de trabalho, da estratégia do Tribunal, entre outros.
O risco é medido em termos de consequências e probabilidades.
Uma boa gestão de riscos busca, dentre outros benefícios:
- o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos traçados;
- o aprimoramento do processo de identificação de oportunidades e ameaças;
- o fornecimento de uma base sólida e segura para a tomada de decisão e planejamento;
- o aprimoramento da eficácia na alocação e do uso de recursos;
- a melhora da eficiência operacional e a redução das perdas e custos;
- a melhora da conformidade com os requisitos legais e normativos;
- o aprimoramento do controle e da governança corporativa.
A Gestão de Riscos no TRT da 18ª Região abrange, entre outras possíveis, as seguintes categorias de riscos:
- estratégicos: estão associados à tomada de decisão que pode afetar negativamente o alcance dos objetivos da organização;
- operacionais: estão associados à ocorrência de perdas (produtividade, ativos e orçamentos) resultantes de falhas, deficiências ou inadequação de processos internos, estrutura, pessoas, sistemas, tecnologia, assim como de eventos externos (catástrofes naturais, greves, fraudes);
- de imagem/reputação do órgão: eventos que podem comprometer a confiança da sociedade (ou de parceiros, de clientes ou de fornecedores) em relação à capacidade do órgão em cumprir sua missão institucional;
- de conformidade: estão associados ao não cumprimento de princípios constitucionais, legislações específicas ou regulamentações externas aplicáveis ao negócio, bem como de normas e procedimentos internos, além de eventos derivados de alterações legislativas ou normativas que podem comprometer as atividades do órgão;
- financeiros/orçamentários: eventos que podem comprometer a capacidade do órgão de contar com os recursos orçamentários e financeiros necessários à realização de suas atividades, ou eventos que possam comprometer a própria execução orçamentária, como atrasos no cronograma de licitações.
- de integridade: evento relacionado a corrupção, fraudes, irregularidades e/ou desvios éticos e de conduta, que possa comprometer os valores e padrões preconizados pela Instituição e a realização de seus objetivos.
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