Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor consiste em um diagrama que representa, de maneira sintética, o fluxo de transformação das demandas (entradas) recebidas pelo Tribunal, com gradual agregação de valor, por meio dos Macroprocessos, resultando em produtos e serviços colocados à disposição dos interessados.

Central de Processos

Conceitos Básicos:

Cadeia de Valor
Diagrama que representa, de maneira sintética, o fluxo de transformação das demandas (entradas) recebidas pelo Tribunal, com gradual agregação de valor, por meio dos Macroprocessos, resultando em produtos e serviços colocados à disposição dos interessados.

Macroprocessos Finalísticos

São aqueles ligados à essência do funcionamento da organização, cujo produto ou serviço é recebido por um cliente externo. No TRT da 18° Região, o macroprocesso finalístico é a prestação jurisdicional.

Macroprocessos de Governança e Estratégia

Compreendem o conjunto de processos de trabalho relacionados à gestão das informações necessárias à formulação de políticas e diretrizes para o estabelecimento e consecução de metas institucionais.

Macroprocessos de Apoio

Oferecem as condições para realização dos Macroprocessos Finalísticos, a exemplo da Gestão de Pessoas e Gestão de Tecnologia da Informação.

Arquitetura de Processos
A arquitetura de processos do Tribunal consiste no desdobramento da Cadeia de Valor, com a discriminação dos macroprocessos, processos que os compõem, bem como os subprocessos de cada unidade. Possibilita a estruturação dos processos da organização em diferentes níveis, apresentando o desdobramento dos processos desde a estratégia até o nível operacional.

Macroprocesso
É um conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais unidade, para a realização de objetivos e metas de uma organização.

Processo
É um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas) com valor agregado para atender necessidades do cliente.

Subprocesso
Atividades de média e alta complexidade que realizam um objetivo específico, em apoio a um processo. Engloba atividades e tarefas distintas e interligadas.

Atividade
Conjunto de tarefas desempenhadas por uma unidade organizacional, orientadas para um objetivo definido, produzindo um resultado específico. Seu enfoque é “o que fazer” como pré-requisito indispensável para a consecução do objetivo.

Tarefa
Sequência de passos/etapas predeterminados para realizar uma atividade. Cada um desses passos pode demandar a necessidade de explicações detalhadas de “como fazer” a tarefa, justificando a construção de procedimentos documentados pertinentes.

Entrada/Insumo
É a informação/documento/material que provoca o início do processo e será transformado

Saída/Resultado
É a informação/documento/material resultado da transformação gerada pelas atividades do processo, visando atender às necessidades do cliente.

Cliente
É a pessoa/área a que se destina o resultado do trabalho. Aquele (aquilo) que receberá o que foi gerado pelo processo.

Dono do processo

Unidade responsável por garantir que um processo seja adequado a um propósito. Suas responsabilidades incluem o patrocínio, desenho, melhoria contínua e a prestação de contas sobre sua execução e desempenho final. 

Gerente do processo

Pessoa responsável pelo gerenciamento operacional de um processo, das atividades do processo de trabalho. Suas responsabilidades incluem o planejamento e coordenação de todas as atividades necessárias para executar, monitorar e relatar informações do processo.

Subpáginas

Os comentários estão encerrados.