Projetos

Exposições Virtuais

Bem-vindo (a) ao Menu de Exposições Virtuais do TRT-18! Aqui, você encontrará uma variedade de exposições virtuais cuidadosamente curadas, que proporcionam uma imersão fascinante no mundo do Direito Trabalhista.

Navegue por nossa coleção de exposições interativas e descubra histórias inspiradoras, marcos jurídicos importantes e reflexões sobre os desafios e conquistas do mundo do Trabalho. Aproveite essa experiência única e enriquecedora, trazida até você de forma acessível e conveniente.

A Justiça Trabalhista espera por você neste universo virtual!

Mulheres & Trabalho: Atuação e Protagonismo no Judiciário Trabalhista

Bem-vindo (a) à exposição virtual “Mulheres & Trabalho: Atuação e Protagonismo no Judiciário Trabalhista”. Nesta jornada única, convidamos você a explorar o poder e a resiliência das mulheres em suas contribuições significativas para o campo do direito trabalhista. Esta exposição busca destacar a presença marcante das mulheres, tanto passadas quanto presentes, que moldaram e continuam a moldar o Judiciário Trabalhista.

Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado papéis cruciais na luta por direitos iguais, na promoção da justiça social e na defesa dos trabalhadores. Ao explorar essa exposição, você terá a oportunidade de conhecer as trajetórias inspiradoras de desembargadoras, juízas, advogadas, servidoras e outras profissionais que se destacaram na área do direito do trabalho. Indicações da Comissão da Gestão da Memória formada pelo Desembargador Coordenador Elvecio Moura e a Vice-Coordenadora Juíza Fabíola Evangelista Martins.

Por meio de fotografias, documentos históricos, vídeos e depoimentos emocionantes, esta exposição virtual pretende iluminar a coragem e a dedicação das mulheres que lutaram incansavelmente pela justiça no ambiente de trabalho. Conheça as histórias das mulheres por trás de importantes casos judiciais, as conquistas obtidas e as mudanças transformadoras que resultaram de suas batalhas.
Além disso, essa exposição também reflete sobre as questões atuais que afetam as mulheres no
mundo do trabalho. “Mulheres & Trabalho: Atuação e Protagonismo no Judiciário Trabalhista” é uma homenagem a todas as mulheres que, ao longo da história, têm feito a diferença na busca por um ambiente de trabalho mais justo e igualitário. Sua coragem, inteligência e determinação são celebradas aqui.


Aproveite esta exposição virtual para aprender, refletir e se inspirar. Que ela seja um lembrete do
poder do protagonismo feminino e uma fonte de inspiração para todas as pessoas que buscam uma sociedade mais justa e igualitária.


Equipe Centro de Memória Juiz Paulo Fleury Silva e Sousa.

(Acesse a exposição clicando aqui ou na imagem abaixo.)

Programa História Oral

O Programa de História Oral do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região tem por objetivo registrar a trajetória da história da justiça trabalhista no estado de Goiás, a partir do testemunho de seus principais personagens.
O Centro de Memória realiza entrevistas com o objetivo constituir um banco de entrevistas com magistrados, procuradores, advogados e servidores da Justiça do Trabalho da 18ª Região, bem como usuários e outras pessoas relacionadas com a instituição.

Acesse a Galeria de Vídeos do Programa História Oral.

Vídeo Documentário – A Justiça do Trabalho em Goiás: um olhar histórico

Produzido pelo Centro de Memória do TRT-18 e lançado no evento de encerramento do ano letivo da Escola Judicial em 2016, o vídeo traz a evolução da Justiça do Trabalho em Goiás a partir de 1937, as relações de trabalho à época, a criação oficial da Justiça do Trabalho no Brasil e a instalação da 1ª Junta de Conciliação de Goiânia (jurisdicionada ao TRT da 3ª Região – Belo Horizonte e posteriormente sob a jurisdição da 10ª Região – Brasília). Trata da criação e instalação da 18ª Região e sua evolução, destacando as realizações das administrações.

Acesse no Youtube o vídeo documentário A Justiça do Trabalho em Goiás: um olhar histórico.

Vídeo Documentário – A Repercussão da Pandemia de Covid-19 no TRT de Goiás

Apresentamos o videodocumentário “A Repercussão da Pandemia de Covid-19 no TRT de Goiás”.

Em meio a depoimentos tocantes, servidores, magistrados e advogados compartilham suas vivências durante esse período histórico desafiador. O documentário mergulha, de forma sensível, nos acontecimentos da pandemia, prestando homenagem às vidas perdidas e deixando uma marca indelével na memória. Registrando as repercussões da pandemia de covid-19 na Justiça do Trabalho de Goiás, este material está disponível para toda a sociedade no acervo do Centro de Memória Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza, localizado no TRT-18 e no YouTube.

Produzido pela unidade, o filme de 57 minutos de duração foi exibido durante seu lançamento no Auditório dos Goyazes, no dia 12 de abril de 2024 . A solenidade contou com a presença de familiares de magistrados, servidores e advogados que perderam suas vidas para o vírus causador de COVID-19, assim como de pessoas que, embora tenham enfrentado a hospitalização devido ao agravamento da doença, sobreviveram.

Acesse no Youtube o videodocumentário: A Repercussão da Pandemia de Covid-19 no TRT de Goiás

Livro Memórias do TRT de Goiás

O livro digital “Memórias do TRT de Goiás” traz narrativas de inúmeros participantes que foram ouvidos por quase uma década e cujos depoimentos vêm sendo colhidos desde 2014 no âmbito do projeto História Oral, idealizado e mantido até hoje pelo Centro de Memória.

Para o lançamento, foi produzido um vídeo de apresentação que foi exibido no encerramento da I Semana da Memória do Poder Judiciário, no dia 20 de maio de 2022.

Acesse o livro em PDF na Biblioteca Digital.

Acesse no Youtube o vídeo de apresentação do livro digital Memórias do TRT de Goiás.

Livro TRT-18 26 anos

O lançamento do livro “TRT-18 26 anos” foi realizado pelo então Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Aldon Taglialegna, na ocasião da posse da administração do Biênio 2017-2019, no dia 3 de fevereiro de 2017. O livro conta os fatos mais marcantes da história do Regional Trabalhista goiano, desde sua instalação, em 30 de novembro de 1990, quando passou a funcionar em prédio antes ocupado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), no Setor Marista. A publicação faz, ainda, uma introdução contando a história da própria Justiça do Trabalho – no Brasil e, mais especificadamente, em Goiás – remontando-se até à época em que existiam, no Estado, as Juntas de Conciliação e Julgamento, vinculadas ao Poder Executivo, exercendo a jurisdição trabalhista.

Acesse o livro em formato de revista virtual.

Acesse o livro em PDF na Biblioteca Digital.

Livro Quando o Home vira Office

Coletânea de textos escritos por Magistrados e Servidores sob a perspectiva do home office, imposto a todos pela pandemia da Covid-19, mas que vão muito além, desnudando, nas entrelinhas, suas forças e fraquezas, medos e aflições, assim como suas virtudes e coragem para lutar e vencer os desafios.

Acesse o livro em PDF na Biblioteca Digital.

Os comentários estão encerrados.