Eventos

I Semana da Memória do Judiciário Goiano (2022)

Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado no dia 10 de maio, os centros de memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) realizam a I Semana de Memória do Poder Judiciário nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2022, com o tema: “Memórias e Histórias do Judiciário goiano”, em formato híbrido.

Na oportunidade, foi assinado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pelo presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos e pelo desembargador Elvécio Moura dos Santos, representando o TRT-18, um termo de cooperação técnica entre os três tribunais para a realização de outros eventos. Segundo o ato, os partícipes vão realizar projetos, eventos, capacitações e exposições com o intuito de valorizar e promover a memória institucional.

Ademais, como demonstrado na programação acima, o Regional goiano fez o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18”. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

Acesse o livro em PDF na Biblioteca Digital.

No mesmo dia ocorreu também a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o fechamento da Cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Esse invólucro será aberto em 2032, nas comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

Além dos representantes do TJGO, TRE-GO e TRT-18, participaram da mesa diretiva a procuradora-geral do Estado, Juliana Diniz Prudente, representando o governador Ronaldo Caiado; o defensor público geral de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Alves Cardoso; a diretora do Centro de Memória e Cultura do TJGO, Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho; o diretor da Escola Judicial Eleitoral de Goiás, Vicente Lopes; o presidente da Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral goiana, Márcio Antônio de Sousa e a secretária de Cultura de Goiânia, Raissa Coutinho, representando o prefeito do município de Goiás, Aderson Gouvea.

Presentes da solenidade estavam também os desembargadores Elvecio Moura, Luiz Cláudio Veiga Braga e Anderson Máximo de Holanda.; a juíza substituta em segundo grau, Camila Nina Erbettta Nascimento; o primeiro subdefensor Público-Geral, Tiago Gregório Fernandes; o vice-presidente da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás, Enderson Medeiros; o presidente da Associação e Arquivologia de Goiás, Rodolfo Rodrigues; Wilson Gamboge, Andreia Araújo e Viviane Fraga, do TRE-GO; o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente; a Chefe do Centro de Memória do TRT-18, Ariony Chaves; entre servidoras e servidores do TRT-18, TRE-GO e TJ-GO.

II Semana da Memória do Judiciário Goiano (2023)

A memória dos tribunais e o legado das personalidades que fizeram a Justiça brasileira ganharam um marco histórico com a instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário por meio da Resolução CNJ n. 316/2020. Deste modo, o dia 10 de maio entrou no calendário anual dos tribunais para celebrar o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário.

Em comemoração, os centros de memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) realizaram a segunda edição da Semana de Memória do Poder Judiciário. Para tal desiderato, foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica (1/2022) existente entre o TJ-GO, TRE-GO e TRT-18 objetivando a cooperação mútua para a realização de projetos, eventos, capacitações e exposições, com intuito de valorizar e promover a Memória Institucional.

A II Semana da Memória do Judiciário Goiano foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2023, com o tema: “De quanta memória precisa a democracia e a justiça brasileira?”.

O TRT da 18ª Região (GO) sediou a abertura da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano. A cerimônia aconteceu, de forma presencial, no auditório Villa Boa do Fórum Trabalhista da capital e foi transmitida ao vivo no canal do TRT de Goiás no YouTube.

O evento contou com as presenças de autoridades do Judiciário goiano e de representantes da sociedade em geral. Para marcar o primeiro dia de seminário, o público acompanhou a palestra “Transparência e memória do Poder Judiciário Brasileiro”, ministrada pela desembargadora Salise Sanchotene, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.

A solenidade foi iniciada com apresentação do coral Labor em Canto, presenteando os participantes com a interpretação do Hino Nacional Brasileiro e de dois sucessos de Alceu Valença: “La Belle De Jour” e “Anunciação”. Em seguida, o presidente do TRT de Goiás, desembargador Geraldo Nascimento, abriu oficialmente o evento.

Seguindo a programação da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, no dia 18/5, as atividades ocorreram no Plenário do TRE-GO, localizado na Praça Cívica, das 9h às 12h, tendo transmissão ao vivo pelo canal do TRE-GO no YouTube. O presidente do Regional Eleitoral, desembargador Itaney Francisco Campos, e o juiz Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO, foram os responsáveis pela abertura do encontro. Em seguida, o professor Paolo Ricci, da Universidade de São Paulo (USP), fez uma apresentação sobre o tema da semana. Encerrando o dia, houve um painel de discussão sobre a integração entre Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia com profissionais dos tribunais organizadores e instituições convidadas.

O fechamento da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano ocorreu no dia 19/5, das 9h às 12h, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, localizado na Cidade de Goiás. A abertura do terceiro dia ficou por conta do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJ-GO. Na ocasião, o TRT-18 apresentou um vídeo do novo Centro de Memória e o TRE-GO divulgou o Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral goiana. A finalização do evento foi marcada pelos lançamentos do catálogo do acervo do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás e do maior painel artístico pintado com as areias coloridas da Serra Dourada.

Confira a galeria de fotos da Abertura da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano:

I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (2021)

I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça no dia 18 de maio de 2021.

O evento foi transmitido pelo Canal do CNJ no Youtube, fez parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio) instituído pela Resolução n. CNJ 316/2020 e tem o objetivo de incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das humanidades, principalmente as áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária, que abrange as presentes e futuras gerações.

A propósito da importância da matéria e por ocasião do lançamento dos Manuais de Gestão Documental e de Gestão de Memória do Poder Judiciário, o Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, asseverou o seguinte:

“Temos o dever fundamental de não-esquecimento, para que não sejam perdidos ou sepultados bens materiais e imateriais, fatos e personalidades que, por obras valorosas, construíram e conferem identidade a nossas instituições judiciárias. De acordo com Umberto Eco, nós somos a nossa memória. A memória é a alma!”.

O Ministro Luiz Fux e os Presidentes dos Tribunais Superiores participaram da abertura do evento.

Após o evento, houve emissão de certificado para os participantes escritos previamente a partir da conferência do registro de frequência no dia do evento.

Acompanhe a transmissão do I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário:

II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (2022)

O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi criado pela Resolução
nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em seu artigo 3º, instituiu que em todos os anos haverá um Encontro que contará com a participação de magistrados, servidores do Poder Judiciário, membros da sociedade civil e profissionais das áreas envolvidas (História, Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia).

A cada ano o evento ficará a cargo de um dos tribunais do país e será realizado, preferencialmente, na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário instituído pelo artigo 1º da mesma Resolução, que se comemora no dia 10 de maio.

O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário foi sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que postulou ao Proname/CNJ, em 2021, que o Encontro de 2022 fosse realizado no Recife, tendo em vista que a Justiça estadual pernambucana estaria comemorando 200 anos de instalação no mesmo ano, e o requerimento foi aprovado pelo Comitê.

Logo, o evento foi presencial e aconteceu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), Recife-PE.

Sendo assim, entre os dias 10 e 13 de maio de 2022, na Escola Judicial do TJPE (Esmape), no Recife-PE, foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco o evento que contou com o apoio institucional de vários órgãos parceiros, tais como o CNJ, o Memojus Brasil, o Memojutra, a Reme, o TRF5, a Justiça Federal de Pernambuco, o TRE-PE e o TRT6, bem como seus respectivos memoriais e centros de memória.

O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário tem como objetivo principal estimular o fortalecimento e a valorização da Memória institucional do Poder Judiciário, promovendo a construção de redes entre os órgãos, bem como o intercâmbio de experiências e de boas práticas, e ainda a implantação de sistemas e a colaboração mútua, com a finalidade de preservar e dar acesso ao público e aos pesquisadores ao patrimônio histórico e documental da Justiça.

O evento teve como tema geral “História, Memória e Patrimônios” e contou com palestrantes, mediadores e debatedores especialistas, que compartilharam conhecimentos, trouxeram novos questionamentos e demonstraram experiências vividas no Judiciário de cada lugar do Brasil, por meio de suas apresentações.

Ele foi composto por quatro eixos:
Eixo 1 – Gestão de Memória;
Eixo 2 – Conservação Preventiva e Preservação Digital;
Eixo 3 – História Institucional e Patrimônio Cultural;
Eixo 4 – Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos.


Para cada um dos eixos houve uma palestra e várias comunicações, perfazendo um total de 5 palestrantes e 21 expositores. Os eixos foram compostos por painéis, que somam o número de seis.


No último dia do Encontro, além da entrega do Prêmio CNJ de Memória, tivemos visitas técnicas aos memoriais e centros de memória dos Tribunais locais.

Após o evento, houve emissão de certificado para os participantes escritos previamente a partir da conferência do registro de frequência no dia do evento.

III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (2023)

O III Encontro Nacional da memória do Poder Judiciário realizado entre 10 a 12 de maio de 2023, teve sua programação distribuída em três dos tribunais organizadores do evento:

  • Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em 10 de maio,
  • Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), no dia 11,
  • Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no dia 12.

Com o objetivo de dar um tratamento adequado aos documentos relevantes e garantir às futuras gerações o entendimento sobre a contribuição do Poder Judiciário na construção da cidadania do povo brasileiro, reuni-se em Porto Alegre, cerca de 350 magistrados e servidores da Justiça.

Com o slogan “Estruturando a memória”, o evento foi promovido pelos cinco tribunais gaúchos e teve sua programação distribuída pelas cortes. Além do TJRS, são anfitriões do encontro o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS).

A solenidade de abertura contou com a presença dos presidentes dos cinco tribunais, e da Presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, Desembargadora Federal e Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Salise Monteiro Sanchotene. De Brasília, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura, fez uma participação virtual.

“A memória da Justiça não se limita ao registro formal de decisões e processos. Fazemos parte de uma história viva, que precisa ser divulgada e conhecida pela sociedade”, declarou Maria Thereza, enfatizando a necessidade de investimento nos arquivos, museus e bibliotecas como repositórios da história judiciária.

A organização conjunta dos cinco tribunais sediados no Rio Grande do Sul é inédita e foi acolhida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2022. O TRT-4 foi apontado como o Tribunal responsável pela organização, nos termos da Portaria CNJ nº 80/2021.

Na sua terceira edição, o tema central do Encontro foi “Estruturando a Memória”, com o objetivo de fornecer a todos os tribunais ferramentas e alternativas capazes de auxiliar na implementação ou na ampliação das atividades de preservação da  memória do judiciário nacional e no aperfeiçoamento da gestão documental em cada instituição.

Para conferir a programação do evento, clique aqui.

Contamos com a presença de todas as pessoas interessadas em discutir e contribuir não só para o conhecimento sobre a Memória da Justiça brasileira, como também para a preservação e difusão da nossa história.

Header text

Os comentários estão encerrados.