Centro de Memória

Inauguração

O Centro de Memória foi inaugurado no dia 10 de novembro do ano 2000, como parte das comemorações dos 10 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Goiás, pela então Presidente do Tribunal, Desembargadora Ialba-Luza Guimarães de Mello.

Página do Noticiário Trabalhista do TRT-18

Na inauguração estavam presentes diversas autoridades, entre elas, o ex-governador de Goiás, Mauro Borges, o Desembargador Messias de Souza, do TRT-3, magistrados e servidores do TRT-18, além dos filhos, netos e bisnetos do Juiz Paulo Fleury. Destaca-se, ainda, a presença dos servidores aposentados da 1ª JCJ de Goiânia, Danilo Rocha e Calígula Bueno, que atuaram na época do Juiz Paulo Fleury.

Atribuições

Instituído em agosto de 2000, (RA nº 029, de 29.08.2000), o Centro de Memória possui as seguintes atribuições:

I – promover o levantamento e a preservação do patrimônio histórico da 18ª Região da Justiça do Trabalho;

II – formar e manter o seu acervo permanente, físico e digital, procedendo ao inventário dos bens sob sua guarda;

III – organizar e manter o espaço de exposições do Centro de Memória;

IV – estimular e promover intercâmbio com instituições culturais e educacionais visando o resgate da memória trabalhista e estimular a consciência social na pesquisa, conservação e restauração do patrimônio trabalhista goiano.

Selo Acervo Histórico

O Selo “Acervo Histórico” da Justiça do Trabalho, adotado pela da 18ª Região, foi instituído pelo ATO CONJUNTO Nº 2/TST.CSJT.GP, de 6 de fevereiro de 2014, que estabelece critérios de identificação física e eletrônica para a seleção dos processos que devam compor o acervo histórico.

Na 18ª Região, a aposição do Selo Histórico prevalece nos documentos históricos, autos de processos históricos físicos, bem como, nos processos históricos administrativos.

Ato Conjunto nº 2/TST.CSJT.GP

Equipe

Atualmente, o Centro de Memória é composto por uma equipe de três pessoas:

Ariony Chaves de Castro – Chefe da Seção.

Andréia Xavier Demétrio Santos – Analista Judiciário.

Ana Clara Alves Ramos – Estagiária de História.

Os comentários estão encerrados.