A 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista começa na próxima segunda-feira, 20/5. Até dia 24, sexta-feira, a Justiça do Trabalho em todo o país estará mobilizada para tentar resolver o maior número possível de ações trabalhistas por meio da conciliação. Advogados, empregados e empregadores ainda podem pedir a inclusão de processos nas pautas de audiências da Semana, que tem como slogan “É conciliando que a gente se entende”.
A pessoa interessada em fazer uma conciliação trabalhista na Justiça do Trabalho em Goiás pode procurar a Vara do Trabalho onde a ação dela tramita ou entrar em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) da região onde ela mora.
Até o momento, o Cejusc de 1º grau de Goiânia prevê fazer 850 audiências durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Já no Cejusc de 2º grau serão 130 audiências. No interior, o Cejusc de Rio Verde informou que serão 93 audiências, no de Aparecida de Goiânia, 210 e no de Itumbiara, 32. No Cejusc Digital, 808 processos foram incluídos em pauta de audiência.
Pedidos de inclusão de processos nas pautas de audiências devem ser feitos até a semana anterior à Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Caso as partes interessadas – empregador e empregado – já tenham uma proposta de acordo definida, elas podem procurar a Justiça do Trabalho goiana até mesmo durante a Semana. Em Goiânia, as audiências acontecerão no período de 20 a 23 de maio em razão do feriado municipal na capital de Goiás (Dia de Nossa Senhora Auxiliadora – Padroeira de Goiânia).
Campanha
A campanha deste ano foi concebida a partir da ideia de que é por meio do diálogo que estabelecemos acordos e soluções que finalizam conflitos e geram benefícios para as partes envolvidas. E esse conceito pode ser facilmente representado pelo ditado popular “é conversando que a gente se entende”.
Já a marca apresenta em destaque uma iconografia dourada de balão e a letra “D”, que representa o diálogo e o debate em prol de benefício mútuo. O dourado sobre a letra azul escuro também ressalta a ideia de iluminação sobre um conflito que precisa de uma solução dialogada.
A gente se entende
De acordo com o vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que coordena a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc), o ditado popular representa muito bem o que é conciliação trabalhista.
“Em algum momento da vida a gente já falou ou ouviu esse ditado popular que ressalta que uma boa conversa é a melhor forma de solucionar um conflito”, disse. “E na Justiça do Trabalho não é diferente, afinal, com a conciliação trabalhista os acordos ocorrem de forma consensual e contam com total autonomia das partes para se chegar a uma solução definitiva, rápida e segura”, completou.
Jornada da Cidadania
Por determinação do Nupemec do TRT-18, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em Goiás estará, neste ano, conectada à 7ª Jornada da Cidadania da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que será realizada nos dias 23 e 24 de maio no Centro de Convenções da PUC, em Goiânia. De acordo com o desembargador Eugênio Cesário, coordenador do Nupemec, o Tribunal atendeu à solicitação feita pela Universidade e disponibilizará um juiz do trabalho e quatro servidores (três do Cejusc de Goiânia e uma da Atermação) para prestar mais esse serviço gratuito ao público da Jornada da Cidadania.
Conciliação o ano todo
Vale lembrar que as partes podem pedir a conciliação durante qualquer período do ano inteiro e não apenas na Semana Nacional, além de poder pedir a conciliação do conflito em qualquer fase do processo, independentemente se você for trabalhador(a) ou empregador(a).
Os contatos dos centros de conciliação da Justiça do Trabalho goiana estão disponíveis na página da Conciliação do site do TRT-18.
Edição passada
No ano passado, a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista movimentou quase de R$ 1,2 bilhão e atendeu mais de 346,1 mil pessoas. Durante o evento, foram realizadas mais de 80 mil audiências, homologados 23.788 acordos e arrecadados R$ 202,6 milhões em recolhimentos fiscais e previdenciários.
Comunicação Social, com informações do CSJT.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br