Governança do TRT-18 lança nova metodologia de Gerenciamento de Projetos (versão 6.0)

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A Secretaria-Geral de Governança e Estratégia do TRT de Goiás acaba de lançar a versão 6.0 da Nova Metodologia de Gerenciamento de Projetos, que tem como base as atividades do “Project Management Institute” (PMI) e se alinha às melhores práticas em gerenciamento de projetos do guia “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK). Para acessá-lo, clique aqui.

A nova fase de gerenciamento de projetos, iniciada em 2020, propõe uma metodologia híbrida, baseada no modelo ágil e no modelo tradicional. O objetivo é acompanhar as tendências mais difundidas no mercado para atender as necessidades e expectativas do TRT-18.

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O material foi elaborado pela Gerência de Planejamento e Projetos para facilitar o acesso dos gerentes, equipes e partes interessadas aos formulários utilizados em todas as fases do desenvolvimento dos projetos, desde a etapa de proposta até a fase de encerramento.

O guia de referência do sistema de gestão de projetos, nessa nova versão, apresenta conceitos básicos de planejamento e gerenciamento de projetos, as melhores práticas e a metodologia, que engloba o planejamento, a execução, o monitoramento e o controle, e o encerramento dos projetos.

O guia também apresenta ao final um material de apoio com termo de abertura, plano do projeto, plano de ação, termo de encerramento e relatório de desempenho, dentre outras ferramentas para acompanhamento da execução dos projetos.

Gerenciamento de projetos na administração pública

O gerenciamento de projetos na administração pública é uma das formas de aumentar a efetividade da Gestão Pública e vai ao encontro das exigências atuais por serviços públicos de qualidade.

A gestão de projetos é uma inovação nos órgãos públicos que possibilita a padronização de ações, metodologias e indicadores reconhecidamente compreensíveis no âmbito dos gestores. Assim, as ações governamentais são realizadas diante de planejamentos, programações e controle das tarefas voltadas ao atendimento dos seus objetivos.

No TRT de Goiás, o Escritório de Projetos foi implantado em maio de 2011, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu como meta para aquele ano a criação de uma unidade dedicada ao gerenciamento de projetos em todos os tribunais do país para auxiliar na implantação da gestão estratégica. No TRT de Goiás, ele foi formalizado pela Portaria GP/DG/SGPe Nº 067/2011.

No ano de 2019, com a criação da Secretaria-Geral de Governança e Estratégia, o suporte ao gerenciamento dos projetos do Tribunal ficou a cargo da Gerência de Planejamento e Projetos.

Para acessar a nova metodologia de gerenciamento de projetos, clique aqui.

Lídia Neves/Comunicação Social TRT-18

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