Ferramenta Hórus é utilizada pelo TRT-18 para otimizar indicadores de saúde

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O módulo Gestão de Saúde foi inaugurado na sexta-feira, 19/11, e se junta a outros quatro módulos administrativos do Hórus 18. A ferramenta, utilizada na área judiciária desde 2019, tem o objetivo de auxiliar o Tribunal no acompanhamento do cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O acesso à ferramenta se dá por meio da intranet (rede interna) do TRT.

Módulo de Saúde

quadro demonstrativo de indicadores da saúde no TRT-18O módulo de gestão da saúde possui dois indicadores principais: índice de absenteísmo-doença e índice de realização de exame periódico em saúde. O primeiro mede o percentual de ausências por motivo de doença, sendo computadas as faltas tanto para tratamento da própria saúde quanto para tratamento de familiar. Já o segundo índice busca verificar quais doenças são mais recorrentes nos Exames Periódicos de Saúde.

O objetivo da gestão do absenteísmo por doença é verificar quais doenças são mais frequentes nas licenças por motivo de saúde. Os dados estatísticos auxiliam os tribunais no direcionamento de ações relativas à promoção e à preservação da saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário, em cumprimento também à Resolução 207/2015 do CNJ. Essa norma instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

infográfico mostra número de atendimentos pela Saúde do TRTO módulo de saúde também apresenta a quantidade de atendimentos mês a mês e anualmente, incluindo consultas médicas, psicológicas, odontológicas e fisioterápicas, além de dados referentes às perícias médicas.

No ano de 2020, o índice de absenteísmo-doença, que mede a ausência do trabalhador por motivos de saúde em relação aos dias do ano, foi de 1,6%. Os principais afastamentos ocorreram devido à contaminação pelo coronavírus (54%) e a transtornos de ansiedade (14%), ambos fortemente relacionados à pandemia de Covid-19.

Hórus 18

ferramentas disponíveis do Hórus para a gestão da saúdeA ferramenta Hórus tem esse nome em homenagem ao primeiro sistema dessa categoria lançado no TRT-13 (Paraíba). É um sistema de Business Intelligence (BI) utilizado na Justiça do Trabalho para compilar informações a partir de diversas fontes de dados e permitir a análise das informações por meio de exibições gráficas simples e completas. Por meio delas, é possível acompanhar o cumprimento das metas do CNJ de forma mais efetiva. Além disso, os módulos do Hórus servem para subsidiar a tomada de decisões pela Administração do TRT-18.

A plataforma do Hórus é dividida em dois grupos: Judicial e Administrativo. Dentro da área Judicial, é possível acessar informações sobre o cumprimento das metas do CNJ/CSJT geral e por unidade, andamento dos cálculos judiciais, produtividade e estoque processual, dentre outros dados. No grupo administrativo, a ferramenta traz o Painel Orçamentário, Ação de Capacitação, Plano de Logística Sustentável, Gestão de Recursos Humanos e agora Gestão de Saúde.

Comunicação Social/ TRT-18
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.