Evento no TRT-18 lembra dia em memória das vítimas de acidentes de trabalho e chama atenção para a promoção do trabalho seguro

Facebooktwitteryoutubeinstagram

“O custo é muito alto para as famílias e para a sociedade como um todo”. Com essa afirmação, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO),  desembargador Daniel Viana Júnior, abriu o evento em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A ação, realizada hoje (28), ocorreu dentro do movimento Abril Verde, campanha de âmbito nacional que visa alertar para a importância da prevenção de acidentes laborais. 

Desembargador Daniel Viana Júnior, presidente do TRT-18

Desembargador Daniel Viana Júnior, presidente do TRT-18

Para o presidente, recordar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho é importante, pois mantém a Justiça do Trabalho atuando proativamente para evitar os acidentes. “Não basta que a Justiça do Trabalho indenize os empregados ou famílias pelo acidente do trabalho, uma indenização nunca vai repor uma vida ou um membro amputado”, afirmou.

Viana Júnior explicou a importância de o TRT-18 promover o evento como uma ação de conscientização do trabalho seguro e prevenção de acidentes de trabalho nas empresas como uma das formas de atender a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça. Essa meta busca integrar a Agenda 2030 da ONU ao Poder Judiciário, com destaque para a ODS 8. Essa orientação busca “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”. 

Advogado José Humberto Meirelles

Advogado José Humberto Meirelles

O representante da OAB-GO, advogado José Humberto Meireles, disse que o trabalho decente abrange não só as condições boas e seguras, mas também todo um envolvimento social. Ele afirmou que a OAB acompanha as alterações legislativas, que são necessárias, mas a instituição não abre mão da prestação do trabalho seguro e adequado para a saúde do trabalhador. “A segurança do trabalho é um fator que não abriremos mão um segundo sequer”, afirmou. 

O desembargador Welington Peixoto, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, disse que, hoje (28), os 24 regionais do trabalho brasileiros estão celebrando o dia 28 de abril. Ele lembrou que o momento significa, no mundo inteiro, um tempo para lembrar das vítimas de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. 

O magistrado explicou que a data foi escolhida em função do dia 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina em Farmington, no estado da Virgínia (Estados Unidos), matou 78 trabalhadores. No Brasil, a data foi instituída em 2005 pela Lei Federal 11.121. O desembargador salientou que a iniciativa do TRT converge para a busca constante de promoção do trabalho digno, seguro e saudável. 

Desembargador Welington Peixoto, coordenador do projeto Trabalho Seguro

Desembargador Welington Peixoto, coordenador do projeto Trabalho Seguro

O desembargador explicou que a intenção do programa Trabalho Seguro é desenvolver uma consciência ampla sobre a criação e manutenção de um ambiente de trabalho seguro e sadio. Peixoto destacou a necessidade de estimular as empresas e os empregados a adotarem como política de vida um bom ambiente laboral.

Saúde mental no trabalho 

Representando a Gerência de saúde do TRT-18, a psicóloga Marina Cançado falou sobre a importância de um dia em que vítimas de acidentes do trabalho são lembradas.“É preciso valorizar a saúde mental como um instrumento de trabalho seguro”, disse. Cançado ressaltou a necessidade de cuidar da mente para que o trabalhador exerça com segurança suas atividades. A psicóloga explicou que “o exercício de um trabalho seguro, da perspectiva da saúde mental, passa pelo descuido de um trabalhador que, seja pela ansiedade ou depressão, pratique um erro e coloque em risco a vida dos trabalhadores. 

Marina Cançado, psicologa do TRT-18

Marina Cançado, psicologa do TRT-18

A servidora ainda ressaltou a importância da Justiça do Trabalho em conversar sobre segurança no trabalho, sendo um papel que ultrapassa o desempenho constitucional de garantir o direito do trabalhador. Marina Cançado afirmou, por fim, o  papel do TRT como promotor de marcos de proteção à saúde do trabalhador. “Vale muito mais a pena preservar a saúde do trabalhador”, afirmou. 

Sorteio

Durante o evento foi sorteado um exemplar do livro jurídico “As doenças ocupacionais e as doenças relacionadas ao trabalho”, da editora Venturoli. A contemplada foi a assessora de comunicação da empresa ITA, a jornalista Érica Reis. Além do sorteio, houve a distribuição de kits de saúde e camisetas. 

A Gerência de Saúde do TRT-18 promoveu também a aferição de pressão arterial e glicemia em parceira com a rede de farmácias Drogasil.

Presença

Estiveram presentes no evento o vice-procurador MPT-18, procurador do trabalho Januário Ferreira; a juíza do trabalho Girlene de Castro, representando a Amatra 18; José Humberto Meireles, conselheiro da Seccional OAB-GO; Leopoldo Múndel, presidente da Comissão Especial de Direito Empresarial do trabalho da OAB-GO;

o advogado Jerônimo Batista Júnior, presidente da Agatra; Gustavo Seixas, secretário-geral da presidência do TRT-18; Joelson Lisbôa, presidente da Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista de Goiás (Asjustego); Lamartine Moreira, presidente do Crea-GO;  Zilma Peixoto, superintendente do CREA-GO; Eduardo Alves, diretor-executivo da AdialLog; Marcio Andrade, presidente do Sindiposto; Leandro Stival, presidente do Sindicarne-GO; Gustavo Oliveira, presidente do IGT; e Halanna Rabelo, representante da São Salvador.

Cristina Carneiro
Comunicação Social/TRT-18

Galeria de fotos
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Jurídicas, Notícias, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.