Evento festivo celebra os 35 anos do TRT-GO e a evolução da Justiça do Trabalho goiana

Publicado em: 10/11/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Desembargadores do TRT-GO com o presidente, Eugênio Cesário, diante do bolo de 35 anos do tribunal

Na última sexta-feira (7/11), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) foi palco de uma grande celebração por conta de seus 35 anos de história. Um evento especial reuniu, no Auditório dos Goyazes, magistrados, servidores e representantes de toda a sociedade goiana para uma solenidade especial. Na ocasião, também foi entregue o Prêmio “Servidor de Mérito”, que homenageia, todos os anos, servidores e servidoras em razão do trabalho e dedicação no dia a dia do Regional.

Diácono Genemar Silva

Antes de iniciar a solenidade, uma celebração ecumênica foi realizada pelo diácono Genemar Martins Silva. Ele afirmou que  o TRT-GO é uma “casa que respeita as leis” e lembrou que “todos devem colaborar para um mundo mais justo” e para que “ninguém se perca por falta de justiça”.

Após a apresentação do Hino Nacional pelo Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob regência do maestro Eliseu Ferreira, os convidados assistiram a um vídeo institucional produzido especialmente em homenagem aos 35 anos do TRT-GO. O vídeo fez uma viagem no tempo e rememorou um pouco da trajetória de compromisso, inovação e dedicação do tribunal à Justiça do Trabalho no Estado (veja o vídeo no final desta matéria). Os convidados também entoaram um “parabéns” simbólico em homenagem à data especial, acompanhando a orquestra.

Alicerce

Orquestra Sinfônica em apresentação durante o evento

Em clima  de celebração, o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho em Goiás (Asjustego), Joelson Lisbôa, abriu os discursos da noite destacando o orgulho e a emoção pelos 35 anos do TRT-GO. O servidor ressaltou a importância dos servidores, magistrados e advogados na consolidação da instituição. Lembrou os desafios superados ao longo da trajetória e afirmou que o verdadeiro alicerce do tribunal não está nas estruturas físicas, mas nas pessoas que o compõem. “O grande pilar de um tribunal não são as paredes, nem os belos prédios, mas sim aqueles que fazem cumprir a nossa missão: servidores, magistrados, advogados, toda a comunidade do TRT da 18ª região”, declarou.

Servidor Joelson Lisbôa

Joelson destacou ainda o espírito coletivo e a dedicação que sempre marcaram a Justiça do Trabalho em Goiás, reforçando que o TRT-GO chega aos 35 anos com maturidade e alegria. “Nós atravessamos grandes dificuldades, é verdade, mas essa nossa união característica do TRT de Goiás nos fez ultrapassar cada uma delas”, disse. Ao mencionar o papel de cada servidor e servidora, ele lembrou a importância das relações humanas no ambiente de trabalho, cobrou da instituição uma “meta da felicidade” e encerrou com uma mensagem de otimismo e gratidão, citando o trecho de uma música de Michel Teló: “A felicidade está no caminho. Aproveite todos os momentos que você tem, ainda mais se tiver alegrias para compartilhar com alguém. Porque o tempo não espera ninguém.”

Bodas de Coral

Juiz Cleidimar Almeida

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18), juiz Cleidimar Castro de Almeida, em tom leve e simbólico, comparou os 35 anos do TRT-GO às “bodas de coral”, destacando a solidez e a beleza da trajetória da instituição. Ele explicou que, assim como um recife de coral é construído lentamente, com paciência e resistência às correntes do mar, o tribunal foi edificado “tijolo por tijolo, ao longo do tempo, pela união, força e dedicação de servidores e magistrados”. Cleidimar Castro ressaltou que essa construção coletiva fez do TRT-GO um tribunal de primeira linha, marcado pela cooperação e pelo compromisso com a justiça.

Durante o discurso, o magistrado prestou homenagem ao desembargador Platon Filho, a quem atribuiu papel fundamental na consolidação do tribunal, valorizando servidores e promovendo uma gestão humana e eficiente. Ele também elogiou a continuidade administrativa e a boa relação institucional com o Ministério Público e a OAB, fatores que, segundo ele, tornam o TRT-GO uma referência nacional. Encerrando com orgulho e entusiasmo, afirmou: “Entre todos os tribunais do Brasil, o nosso é o coral mais bonito.”

Gentileza

Advogado Rafael Lara Martins

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, fez um resgate das últimas duas décadas da história do tribunal, destacando a dedicação e os desafios enfrentados por diferentes gestões. Primeiramente, ele salientou situações práticas e atuais em que a advocacia precisou do apoio da presidência do tribunal e foi atendida. Dentre os momentos citados, Lara relembrou a determinação do desembargador Elvecio para construir a sede atual, segundo ele: “contra todos os ventos”. Também ressaltou a condução firme de desembargadores como Mário Botazzo, Paulo Pimenta e Daniel Viana Júnior em momentos de grandes transformações, como a pandemia da covid-19, e as lições sábias e bem-humoradas do decano, desembargador Platon Filho. Segundo ele, cada administração contribui para consolidar um tribunal forte, humano e aberto ao diálogo com a advocacia.

Ao refletir sobre o que define o TRT-GO, o advogado afirmou que a gentileza é a marca que melhor representa a instituição. “Ser gentil quando precisa ser duro, quando cabe não sê-lo, gentil na entrega da prestação jurisdicional. Ser gentil nos deferimentos e nos indeferimentos”, resumiu. Para ilustrar a importância desse valor, contou uma parábola sobre um trabalhador salvo pela atenção e gentileza de um vigia. “Nos dias difíceis, nos dias bons, nos dias ruins, a gentileza salva. A gente pode ser duro, a gente pode ser efetivo, a gente pode querer fazer as coisas, mas sem gentileza a gente não deixa marcas. E essa é a marca dos 35 anos deste tribunal”, concluiu.

Qualificação

Procuradora do Trabalho Milena Costa

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Milena Costa, também destacou a maturidade institucional alcançada pela Corte. Ela comparou o momento vivido pelo tribunal ao auge da vida profissional de uma pessoa de 35 anos, com uma história a ser honrada, uma bagagem construída e muitos conhecimentos técnicos consolidados. Ela também ressaltou o compromisso do TRT-GO com a qualificação técnica do seu quadro de magistrados e servidores e o incentivo constante à formação profissional, aspectos que, segundo ela, são muito bem vistos por outras instituições.

Milena Costa citou ainda a diversidade de gerações que formam o TRT-GO. “Isso traz uma energia vital ao tribunal e só o engrandece”, frisou. A procuradora do Trabalho elogiou a cordialidade nas relações institucionais entre o TRT-GO e o MPT-GO, destacando o ambiente colaborativo e respeitoso que favorece a defesa do bem comum e a proteção dos direitos sociais. “Parabéns a todos por construir uma história fantástica. Parabéns por chegarem aos 35 anos num patamar de excelência que nem todos conseguem. E que venham mais outros 35 anos!”, finalizou a chefe do MPT-GO.

Orgulho e pertencimento

Por último, o presidente do tribunal, desembargador Eugênio Cesário, ressaltou em seu discurso os sentimentos de orgulho institucional e de pertencimento que unem magistrados e servidores na construção da história do TRT-GO. “São esses sentimentos que nos levam a celebrar hoje os 35 anos de existência deste tribunal”, afirmou. O presidente acrescentou que essas três décadas e meia de história se confundem com a própria evolução social e econômica de Goiás e com a consolidação da Justiça do Trabalho no Brasil. 

Desembargador Eugênio Cesário

Eugênio Cesário lembrou a estrutura modesta e as poucas varas do tribunal na época de sua criação e enalteceu o crescimento da instituição. “Talvez poucos imaginassem o quanto o tribunal cresceria em abrangência, tecnologia, eficiência e, sobretudo, em compromisso humano com a justiça. Somos uma instituição moderna reconhecida nacionalmente pela excelência de gestão, pela responsabilidade social, pela inovação e pela busca permanente por um serviço público mais acessível, célere e inclusivo”, afirmou o presidente. Para ele, os avanços alcançados são o resultado da dedicação e da inteligência coletiva de magistrados e servidores que compreenderam que a missão da Justiça do Trabalho é essencialmente transformar vidas por meio da pacificação social.

O desembargador-presidente destacou ainda que celebrar o aniversário é também olhar para o futuro, num contexto de intensas transformações tecnológicas, culturais e sociais. Segundo ele, o TRT-GO tem enfrentado esses desafios com coragem e sensibilidade, por meio de projetos de sustentabilidade, conciliação, governança de dados, acessibilidade e inteligência artificial. “Este tribunal tem sido pioneiro sem jamais perder de vista o seu valor mais precioso: as pessoas”, enfatizou. O presidente expressou gratidão aos que construíram o passado da instituição e reconhecimento aos que sustentam o presente, reafirmando o compromisso com as novas gerações. “Que esta celebração nos impulsione para que os próximos 35 anos sejam ainda mais transformadores. Vida longa ao TRT de Goiás”, concluiu.

Servidor de Mérito

Troféus do Prêmio Servidor de Mérito

Na sequência, em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, foi entregue o Prêmio Servidor de Mérito 2025, reconhecendo o compromisso, a dedicação e a excelência que marcam o serviço público no TRT-GO. Ao todo, 11 servidores foram homenageados na categoria Merecimento, pela dedicação e eficiência no cumprimento de suas atribuições. Outros 4 servidores receberam o prêmio pelo critério de antiguidade. 

Foram destaques da noite: na categoria Antiguidade, as servidoras – Dalva Maria de Arruda Ferreira, Luciana Mendonça Rezende Cardoso, Márcia Juliana Da Rocha e Márcia Lúcia Aparecida Silva. Na categoria Merecimento destacaram-se: Danyllo Dayan Rodrigues de Moraes, Diogo de Sousa Lima, Eunis de Sousa Pimentel Naves, Fabiano de Almeida e Oliveira, Fabíola Mendes Villela, Fernanda Rosa Muniz de Resende Cunha, Juliana Mendes de Araújo Melo, Ludmila Feilenberger de Oliveira Martins Jahnecke, Rejane da Rocha e Santos, Ricarda Alexandra Antônia Teixeira e Wanice Cabral Quixabeira.

Jornada Judiciária 

Premiações da Jornada Judiciária

Além disso, as unidades judiciárias que se destacaram na 2ª edição da Jornada Judiciária de 2025 também foram homenageadas no evento do dia 7/11. Receberam a premiação: em 1º lugar, a Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos; em 2º lugar, a Vara do Trabalho de Goianésia e em 3º lugar, a Vara do Trabalho de Quirinópolis. 

Presenças

Também prestigiaram a solenidade de 35 anos do TRT-GO, os desembargadores Iara Rios vice-presidente e corregedora, Platon de Azevedo Filho, Elvecio Moura, Gentil Pio, Daniel Viana Júnior, Paulo Pimenta, Welington Peixoto, Rosa Nair Reis, Marcelo Pedra, Heiler Rocha (aposentado), Elza Silveira (aposentada) e Geraldo Nascimento (aposentado); a secretária-geral da Presidência, Karla Melo; o diretor-geral do TRT-GO, Álvaro Resende; a procuradora-chefe da Procuradoria Trabalhista da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, Rosângela Vaz Rios e Silva; a presidente da Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra), Cristiane Pavan; o presidente da Equatorial, Lener Silva Jayme; o controller da Jaepel, Eber Takahashi de Oliveira; e o vice-presidente da Fecomércio, advogado André Luiz Ignácio de Almeida.  

Após o encerramento da solenidade, uma confraternização no Espaço Congadas animou a noite festiva dos 35 anos do TRT-GO.

Veja mais fotos da solenidade.

Assista ao vídeo produzido para celebrar os 35 anos do TRT-GO: 

Assista também ao vídeo da solenidade na íntegra:

JA/WF/FV

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br