Diante de notícia publicada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego) e replicada por meio do whatsapp da entidade na última quarta-feira, 26/4, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) vem a público esclarecer o que se segue.

De fato, o Sinjufego requereu assento com voz e voto no Subcomitê de Gestão do Teletrabalho. O requerimento seguiu trâmite normal e foi incluído em pauta para deliberação imediata.
Conforme a Administração do Tribunal vem acompanhando, o teletrabalho que antes era exceção tornou-se tema sensível depois da pandemia. São inúmeros servidores e magistrados que, pelas suas próprias razões, postulam o descumprimento da regra determinada para todos, de retorno ao trabalho presencial, nem todos com os motivos eleitos pela norma como legítimos.
Ocorre que os servidores e os magistrados já se encontram representados no aludido Subcomitê. E a solicitação do Sindicato dos servidores para também integrá-lo, depois de debatida, resultou em empate decisório entre os membros do colegiado. O voto de desempate do Coordenador do colegiado, desembargador Eugênio Cesário, ora em exercício da presidência do Tribunal, resguardou sua responsabilidade com a Administração do Tribunal, que é neste momento a sua mais importante função. Aqui se põe o nó górdio dessa questão: o empate na votação evidenciou que, se admitido o sindicato na composição do Subcomitê, em redundância com a Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego), as posições corporativas dos servidores passariam a ser majoritárias. É de equilíbrio portanto que se cuida; e o que o líder do Sindicato pretendia é exatamente quebrá-lo, repita-se, nessa questão sensível do teletrabalho. As boas práticas, portanto, foram e estão sendo preservadas.
Por fim, o que o presidente em exercício efetivamente lamenta é a circunstância de que as centenas de expedientes e questões que se lhe apresentam para análise e decisão, quase todas com urgência, não lhe tenha permitido um convite para um café com o líder do Sindicato, pois as portas desta Casa estão sempre abertas para diálogo.
Administração do TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br