Dissídio coletivo: prestadoras de serviço da Equatorial negociam reajuste com eletricistas
Empresas que prestam serviços para a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia devem analisar até a próxima quarta-feira (4/9) a proposta de acordo apresentada pelo vice-presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, durante audiência em dissídio coletivo realizada na tarde desta segunda-feira (2/4). O dissídio coletivo de greve foi proposto pela empresa Dínamo Engenharia Ltda contra o Sindtelgo (Sindicato dos Trabalhadores na Construção e Manutenção de Rede e Distribuição de Energia Elétrica no Estado de Goiás).
A audiência de conciliação, no entanto, abrange também outros quatro processos protocolados por mais três empresas (Elcop Engenharia Ltda, Control Construções S.A. e PSE Projetos e Serviços de Engenharia Ltda) e a entidade patronal, o Sindienergias-GO (Sindicato da Indústria da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica no Estado de Goiás).
Durante a audiência, o desembargador Eugênio Cesário enfatizou a importância da conciliação, destacando os prejuízos que a greve causa à sociedade e aos próprios trabalhadores, que chegaram a realizar uma paralisação no último dia 30 de agosto.
O principal ponto de impasse entre as partes é o reajuste salarial. Os trabalhadores reivindicam um aumento de 35% sobre o piso normativo e também sobre o vale-alimentação.
O vice-presidente alertou para a necessidade de se garantir uma remuneração justa para os trabalhadores terceirizados e propôs um reajuste de 15% sobre o piso da categoria, além de um aumento do vale-alimentação para R$ 50,00. A advogada do sindicato, Valéria Pelá, no entanto, solicitou um prazo para analisar a proposta.
Diante do pedido, a audiência foi suspensa e remarcada para o dia 4 de setembro de 2024, às 10h, no Centro de Negociação Coletiva, onde as partes continuarão as negociações presencialmente.
FV/LN
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br